segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Cardeal Sarah: "Nunca ataquei Francisco". Mas Atacou Sim e Muito, sobre Várias Questões.

Interessante e corretas respostas do cardeal Sarah em uma entrevista publicada por um site católico suíço, em francês. Mas na entrevista, Sarah diz que não tem nenhuma palavra dele (escrita ou falada) contra Francisco, que nunca atacou Francisco. Eu digo que ele está errado ou quer se iludir ou quer iludir os outros, infelizmente. Ele sabe muito bem que muito do que ele diz é diretamente contrário ao que Francisco diz e faz, seja sobre liturgia, sobre gays, sobre Vaticano II, sobre latim, sobre tradição da fé e até sobre modo de dirigir a Igreja. 

A gente precisa de mais, precisamos que clero e leigos sejam luz do mundo a todos, especialmente contra ofensas a fé feitas por qualquer um, inclusive pelo papa. Precisamos de clero e leigos que não tenham vergonha de ser "tradicionalistas" ou "conservadores", que diga aos ventos "Viva Cristo Rei!"

Aqui vai a tradução feita pelo Google da entrevista de Sarah, comprovem o que digo, que ele atacou sim muito do que Francisco diz e faz.

Cardeal Sarah, nem tradicionalista, nem progressista, intransigente

“Não sou tradicionalista nem progressista. Eu ensino o que os missionários me ensinaram. Quero ser fiel, só isso. ” O cardeal Robert Sarah não gosta de rótulos. Mas admite ser intransigente "porque Deus exige, porque o amor exige".   

O ex-prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos estava visitando a abadia de St-Maurice para presidir a celebração dos mártires de Agaune. Em 21 de setembro de 2021, ele entregou com exclusividade a cath.ch sua análise da crise atual no mundo e na Igreja.

Algumas pessoas o chamam de intransigente. Você aceita este qualificador?
Deus exige, porque o amor exige. Se intransigente é entendido nesse sentido, sim, concordo. Amar de verdade é morrer pelos outros. É Cristo quem diz isso. A religião cristã é exigente. Não é fácil. Se quisermos entrar no mistério da morte e ressurreição de Cristo, não podemos viver nossa fé levianamente. Uma fé que recusa a cruz não é cristã. Quando Pedro diz a Jesus: “Não, a cruz não é para ti”, Jesus responde “atrás de Satanás”. Outra passagem diz: "Se sua mão direita o ofende, corte-a." Se o teu olho te leva ao pecado, arranca-o ”. É intransigente.

Você deixou a Congregação para o culto divino no início de 2021. Como você vive sua missão hoje?
Hoje, muitos cristãos buscam apoio nesta confusão, para crescer na fé, para apoiar suas convicções. Minha tarefa é confirmá-los na fé, tanto quanto possível, para que o que eles sempre acreditaram não mude. O evangelho ainda é válido como foi para os apóstolos, os pais da Igreja e os santos ao longo da história. Como cantamos todos os sábados santos: "Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre."

Em um livro publicado na semana passada na Itália, o Papa Emérito Bento XVI vê uma causa antropológica para a crise atual.
A crise é múltipla: da fé, do sacerdócio, da Igreja, mas sobretudo antropológica, agravada pela ideologia do gênero. O homem se acredita capaz de se moldar, de se criar. Ele não quer depender de Deus ou de ninguém, exceto de si mesmo. Eu compartilho totalmente a análise de Bento XVI. Essa crise é mais acentuada no Ocidente do que em outros lugares, devido ao envelhecimento da população, à evolução da taxa de natalidade e ao progresso tecnológico. Queremos melhorar, aumentar o homem, torná-lo imortal. Mas essas são ilusões. A perfeição pertence apenas a Deus.

Essas ilusões esbarram no enigma da morte.
Certo. Muitas pessoas têm tanto medo da morte hoje. Eles não pensam mais na alma, mas apenas para se protegerem fisicamente. Todas as providências de saúde diante da pandemia vão nessa direção, mas ninguém lida com a morte da alma, enquanto ela é essencial para a vida humana.

Como a tradição pode ajudar o homem neste sentido?
O homem é um herdeiro. Recebe vida, um nome, uma família, um país, uma língua, uma cultura, uma tradição. Mas ele nega, ele quer criar tudo. O que só aumenta a crise e a desorientação. Uma árvore sem raízes morre. Um rio tão vasto, porém majestoso, que seca e desaparece, se for cortado de sua nascente. O Ocidente se esqueceu disso.

A tradição é, no entanto, um processo dinâmico .
Quando você toca em uma herança, não é para enterrá-la, nem para esbanjá-la, mas para fazê-la dar fruto. A tradição não é algo fixo. Ele evolui, mas sem ser arrancado. Como um homem que nasce com pequenos membros que irão crescer e se desenvolver. Se todos agirem como pensam, independentemente de sua história e tradição, estamos caminhando para a anarquia.

O Papa Francisco nos convida a não ter medo da liberdade, nem da novidade .
Você tem que se abrir, mas permanecendo você mesmo. Se eu me abrir para alguém, não devo desaparecer. Devo manter o que sou. Cristão, continuo sendo um cristão. Abrir-se não é apenas buscar um consenso, mas querer fazer crescer o outro, caminhar juntos na busca da verdade.

Caminhar juntos é a definição da palavra sínodo.
Não. O que importa não é a caminhada, mas a busca pela verdade. A verdade não surge do consenso, ela nos precede. Se dialogamos, se nos encontramos, é porque buscamos juntos a verdade que o torna livre. Todo mundo vem com sua visão, suas ideias. Mas, para ser honesto, devo admitir que minha visão está incompleta e estar preparado para abraçar a visão do outro de forma mais plena e verdadeira.
Se olharmos para o que está acontecendo no caminho sinodal alemão, não sei aonde nos levará. Para uma reinvenção total da Igreja? Vamos aproveitar o que todos dizem para estabelecer um consenso. Mas a verdade da Igreja está à nossa frente. Não pode ser feito por nós.

No entanto, a Igreja está em movimento, evolui, muda com o passar dos anos ...
Não, a Igreja não muda. Ela nasceu do lado perfurado de Cristo na cruz. Somos nós que temos que mudar. Se a Igreja é santa, ela só pode mudar para se tornar ainda mais santa.

Isso não corre o risco de estagnação? O Concílio Vaticano II nos convida a discernir os sinais dos tempos.
O Vaticano II não diz que a Igreja deve mudar. Ela cresce em número e em santidade. Mas não muda o que é, ou seja, a extensão de Jesus Cristo, único e santo. É Jesus quem o constrói e não os homens. Nós somos seus membros.

Daí a importância, aos vossos olhos, do anúncio fiel da fé da Igreja através da liturgia.
O ditado diz lex orandi, lex credendi. Enquanto oramos, é assim que acreditamos. Qualquer que seja minha cultura, meu lugar de nascimento, meu continente, minha fé em Jesus Cristo não muda. A inculturação não é colocar um verniz africano ou asiático em um rito. Inculturação é permitir que Deus penetre em minha natureza humana e em minha cultura. É como a encarnação em que Jesus assume a nossa forma humana, ele não a deixa intacta, ele a deifica. Como diz Santo Irineu: "Deus se fez homem para que o homem se tornasse Deus". Caso contrário, estamos horizontalizando a religião cristã. Podemos falar sobre questões sociais, mas primeiro temos que levar o homem a Deus.

A celebração da Missa é um sacrifício, mas ao mesmo tempo também uma refeição fraterna.
O que comemos e bebemos é o Corpo e Sangue de Jesus que se sacrificou por nós. Portanto, a missa é um sacrifício salvífico e não uma refeição fraterna. É a comemoração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Não é principalmente uma refeição de convívio. Devemos insistir nisso.

É talvez aqui que se situe a divisão entre os tradicionalistas e a Missa resultante da reforma litúrgica promulgada por Paulo VI.
Veja como celebramos a missa hoje. Freqüentemente, estamos apenas conversando entre nós. O padre fala, fala, sem deixar silêncio. Na África temos muitas danças, aplausos, mas podemos dançar na frente de um morto? Jesus nos diz: “fazei isto em memória de mim”. Estamos reunidos, somos felizes, mas é isso. A liturgia não é para o homem, é para Deus. Se perdermos a centralidade, o primado de Deus, a Missa torna-se uma simples refeição fraterna.
Se não entrarmos no mistério, estaremos lutando entre nós e cada um quer impor sua visão. É a Deus que celebramos, que adoramos. É ele quem nos reúne para nos salvar.

A forma de acreditar está mudando.
Eu não sei o que você quer dizer. Quando Jesus diz "acredite em mim", ele o está dizendo aos judeus, aos gentios, aos gregos. Acreditar é confiar em Jesus, é confiar nele.

O respeito pela forma litúrgica é, portanto, central para a fé.
Estou maravilhado com outras religiões. Muçulmanos, budistas, todos rezam da mesma maneira. Não entendo por que nós, cristãos, lutamos por essas questões. A fé é um presente de Deus. Gastamos muita energia em conflitos litúrgicos desnecessários.

Os círculos tradicionalistas fizeram de você seu porta-estandarte .
Não, eu não sou um porta-voz. Afirmo o que a Igreja Católica sempre acreditou e afirmou. Eu afirmo a doutrina e o ensino moral da Igreja. Não sou tradicionalista nem progressista. Eu ensino o que os missionários me ensinaram e alguns morreram muito jovens para me dar Cristo. Não estou inventando nada, não estou criando nada. Quero ser fiel, só isso. Deus fala conosco como falou com Adão e os apóstolos.

Outros o vêem como um adversário do Papa Francisco.
É um rótulo que eles colam em mim. 
Mas ninguém consegue encontrar uma única palavra, uma única frase que eu teria dito ou escrito contra ele.

Na vossa luta pela liturgia, o celibato dos sacerdotes é uma questão essencial. Você vê uma ligação ontológica entre o sacerdócio e o celibato.
Cristo é o noivo da Igreja e o sacerdote como alter Christus ou ipse Christu s (outro Cristo ou o próprio Cristo) deve ser totalmente conformado a Cristo. Portanto, o celibato e o sacerdócio estão ontologicamente relacionados.

As Igrejas Católicas Orientais, entretanto, têm um clero casado.
As razões são políticas e históricas. Isso é tudo. Essas Igrejas também reconhecem a importância do celibato, já que um padre casado nunca será bispo. Todos os últimos papas, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e até Francisco, todos insistiram no celibato. O Papa Francisco disse, usando as palavras de Paulo VI: "Prefiro morrer a mudar a lei do celibato". Fui acusado de tudo, de ter manipulado Bento XVI, mas o Papa Francisco agradeceu-me pessoalmente pelo meu livro. Eu não me importo com nada disso. Talvez não tenhamos a mesma forma de nos expressar. Mas cada um prestará contas disso a Deus.

Você dedicou um de seus livros ao silêncio necessário .
O silêncio é essencial para nós humanamente falando. Quando você quer descansar, você precisa de silêncio. Quando você quer ler ou escrever, o silêncio é essencial. Em nosso relacionamento com Deus, é o mesmo. Deus vive em silêncio. Em nossas sociedades barulhentas, Deus desapareceu. Ele tem um desinteresse total por Deus, porque somos devorados pelo barulho, pelo telefone, pela internet, pelas notícias. Nossas cerimônias também são tão barulhentas.

Em que direção?
Acrescentamos palavras, inventamos coisas novas, comentamos o tempo todo. Tomemos o início da Missa: “Preparemo-nos para a celebração da Eucaristia, reconhecendo que somos pecadores”. Não precisamos de explicações ou comentários, mas sim de silêncio para que possamos voltar para dentro de nós mesmos.
Eu venho de um país que tem 73% de muçulmanos. Quando um muçulmano se prepara para orar, ele faz sua ablução e fica sozinho em um canto em silêncio e, quando termina, entra na sala para orar. O que os padres fazem? Eles se preparam para a sacristia conversando e continuando a conversa durante a procissão de entrada. Queremos humanizar tanto a nossa liturgia que perdemos o seu sentido.

A manutenção do latim poderia ser útil neste sentido?
O Concílio Vaticano II o recomenda explicitamente. A língua da Igreja, da liturgia, é o latim. Quando nos encontramos entre africanos ou com pessoas de outros continentes, o latim nos une e nos permite celebrar juntos.

Isso não se aplica necessariamente a uma celebração em uma comunidade local.
É errado ter suprimido o latim. Todos os muçulmanos oram em árabe, mesmo que não seja seu idioma. Nós dividimos o que Cristo uniu. Se não há mais latim, por que falar da Igreja latina? O mesmo ocorre com a música com a manutenção do canto gregoriano.

O Conselho também afirma que a tradução para a língua do país pode ser útil.
Isso significa que é preciso traduzir a palavra de Deus para o vernáculo para que as pessoas possam entendê-la. Mas, novamente, ele não disse para remover o latim.

Os países de língua francesa apresentarão a nova tradução do missal para o início do Advento 2021.  
É bom que o missal em francês possa aparecer. A tradução melhorou muito, embora ainda haja coisas que poderiam ter sido melhores.

É justo que a responsabilidade pelas traduções tenha sido confiada às conferências episcopais de acordo com a vontade do Papa Francisco?
Um aluno que faz um exame se corrige? Ele ainda precisa de uma correção e de uma opinião externa. Caso contrário, todos correm o risco de traduzir como desejam. Disseram-me que "uma conferência episcopal conhece sua língua e sua cultura", é claro, mas nem todas as conferências episcopais têm os meios, em particular um conhecimento bastante profundo do latim. Mas não quero me expressar mais sobre este assunto.

Você não quer uma Igreja morna.
A Igreja deve falar uma linguagem clara e precisa que fale doutrina e moral. Muitos bispos se calam ou dizem coisas vagas por medo da mídia e de reações negativas. Devemos pedir a graça de Deus para aumentar nossa fé e crescer em seu amor. Não oramos o suficiente.

 

---

Rezemos pelo cardeal Sarah, para que se fortaleça no Espírito Santo.



3 comentários:

Isac disse...

NÃO ACREDITO QUE D SARAH ESTIVESSE TÃO SINTONIZADO COM FRANCISCO...
Pareceria-me que não concordaria com ele em certas situações e modus agendi; ter-se-ia impressão até de algo adversários, e até não sei o motivo por que, qual algum motivo Francisco não o destituíra do seu cargo!
Salvo engano, aquele livro que escrevera com Bento XVI, porque esse é mais explícito em discordar!
D Sarah seria reticente em censurá-lo, embora daria impressão de silenciar para se evitarem polêmicas. Exteriormente, aparentaria nem tanto semelhantes como docentes harmônicos.
Dê uma conferida no abaixo, com várias fotos!
https://www.mulhervestidadesol.com.br/Pagina/1464/13-incontestaveis-razoes-pelas-quais-o-Papa-Francisco-e-macom

Emanoel Truta disse...

Caro Pedro, boa noite!

Gosto muito do Cardeal Sarah, mas fico com São Pio X: "Os verdadeiros amigos do povo não são revolucionários, nem inovadores, mas tradicionalistas" (Notre charge Apostolique, 39).

Rezemos pelo cardeal e pela Santa Igreja.

Viva Cristo Rei!

Anônimo disse...

Bom dia, Pedro!


Ótima entrevista! Me parece que o Cardeal Sarah seria um ótimo Papa. Demonstra uma grande devoção ao falar.


Grande abraço,

Jonas