quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Carta Pública: Leigos Pedem Revogação do Traditionis Custodes

O site The Remnant Newspaper acaba de divulgar carta assinada por renomados leigos católicos, na qual se pede a revogação imediata do documento Traditionis Custodes do Papa Francisco. 

Como mostrei hoje, Francisco responde prontamente a críticos de outras religiões, mas não costuma responder aos fiéis católicos, nem se forem cardeais, mas nós não deixamos ele falar sozinho, e continuamos na luta.

A carta não é dirigida a Francisco e sim a todos os católicos do mundo. Os remetentes se intitulam "Católicos Apegados à Missa Tradicional".

Vou colocar a tradução da carta. Vejam abaixo:

Carta dos Fiéis Apegados à Missa Tradicional em Latim, aos Católicos de Todo o Mundo

“Que homem há entre vocês, de quem se seu filho pedir pão, ele lhe dará uma pedra?” (Mt 7: 9)

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Ficamos profundamente tristes ao saber da decisão do Papa Francisco de revogar as principais disposições do Motu Proprio Summorum Pontificum promulgado pelo Papa Bento XVI em 7 de julho de 2007. Após décadas de divisão e disputas, Summorum Pontificum foi uma fonte de paz e reconciliação para todos os católicos.

Roma violou a palavra solene do Papa Bento XVI de uma forma brutal e rígida que está muito longe da acolhida fraterna que hoje é tão amplamente proclamada.

A intenção explícita do Papa Francisco, conforme expresso nos Custódios Motu Proprio Traditionis de 16 de julho de 2021, é ver o fim da celebração da Santa Missa proferida pela Tradição da Igreja. Estamos profundamente chocados com esta decisão. Como compreender esta ruptura radical com o Missal tradicional, que é a “venerável e antiga” promulgação da “lei da fé”, e que deu frutos em tantos povos, santos e missionários? E que mal está sendo feito por aqueles fiéis que simplesmente desejam orar como seus pais oraram por tantos séculos? Quem pode ignorar o fato de que a Missa Tridentina converte muitas almas, atrai congregações jovens e fervorosas e inspira muitas vocações; que tem sido a fonte de seminários, comunidades religiosas e mosteiros; que é o esteio de muitas escolas, pastorais juvenis, catequese, retiros espirituais e peregrinações?

Muitos de vós - os nossos irmãos católicos, padres e bispos - manifestaram-nos a vossa incompreensão e profunda tristeza: agradecemos os vossos numerosos testemunhos de apoio.

O propósito declarado do Summorum Pontificum era promover a paz dentro da Igreja para construir a unidade na caridade, mas também pretendia levar os católicos a renovar seus laços com sua própria herança, ajudando o maior número possível de pessoas a descobrir a rica tradição litúrgica que é o tesouro da Igreja. O Papa emérito Bento XVI está testemunhando a destruição de sua obra de reconciliação em sua própria vida.

Nesta época de materialismo e de penosa divisão social e cultural, a paz litúrgica é uma necessidade absoluta para a fé e a vida espiritual dos católicos, em um mundo que está morrendo de sede. A redução drástica da autorização para celebrar a missa em sua forma tradicional reacenderá a desconfiança e a dúvida, e anuncia o ressurgimento de uma contenda litúrgica devastadora que destruirá o povo cristão.

Diante de Deus e de todos os homens, afirmamos solenemente que não permitiremos que ninguém prive os fiéis deste tesouro que é antes de mais o da Igreja. Não ficaremos inativos perante a asfixia espiritual de vocações que o Motu Proprio Traditionis Custodes irá provocar. Não privaremos nossos filhos do meio único de transmitir a fé que é a fidelidade à liturgia tradicional.

Como filhos leais de seu pai, pedimos ao Papa Francisco que reverta sua decisão, revogando o Traditionis Custodes e restaurando a plena liberdade de celebrar a Missa Tridentina, para a glória de Deus e o bem dos fiéis. Pão em vez de pedras.

8 de setembro de 2021

Festa da Natividade de Nossa Senhora.

Assinam a Carta:

Alvino-Mario Fantini, The European Conservative Editor in chief 

Anne Brassié, journaliste et écrivain 

Benjamin Blanchard, DG de SOS Chrétiens d'Orient 

Bernard Antony, AGRIF Président 

Charles de Meyer, Président de SOS Chrétiens d'Orient 

Christian Marquant, Président de Paix Liturgique 

Claude Goyard, Paris Assas Professeur 

Cyrille Dounot, Professeur avocat eccl. 

François Billot de Lochner, Fondation de Service politique Président 

Guillaume de Thieulloy, Editeur de presse Editeur de presse 

Henri Sire, Ecrivain 

Hervé Rolland, Vice-Président de ND de Chrétienté 

Hugues Petit, Docteur en Droit Professeur 

Jacques Charles-Gaffiot, Historien d'art 

Jean de Tauriers, Président de ND de Chrétienté 

Jean Sévillia, Journaliste, Historien, Ecrivain 

Jean-Baptiste Pierchon, Docteur en Droit Mtre de conférences 

Jean-Marie Molitor, Journaliste 

Jeanne Smits, Journalist - Director of the Jeanne Smits Blog 

Jean-Pierre Maugendre, Renaissance Catholique 

Jérôme Triomphe, Avocat 

Laurent Dandrieu, Journaliste 

Maike Hickson, LifeSiteNews Ecrivain 

Marek Jurek, Ancien pdt de la Diète de Pologne 

Max Guazzini

Michael Hageböck, Summorum Pontificum Freiburg Président 

Michael Matt, The Remnant Editor in chief 

Michel De Jaeghere, Journaliste et essayiste 

Paweł Milcarek, Christianitas Dir. Rédaction 

Philippe de Villiers, Ancien ministre, écrivain 

Philippe Lauvaux, ULB Paris Assas Professeur 

Philippe Maxence, Rédacteur en Chef de L'Homme Nouveau journaliste et écrivain 

Philippe Pichot-Bravard, Maître de conférence 

Pierre de Lauzun, Haut fonctionnaire Ecrivain 

Professeur Marie-Pauline Deswarte

Reynald Seycher, Professeur d'université 

Robert Hickson, Ecrivain 

Roberto de Mattei, Professeur 

Thibaud Collin, Philosophe et professeur 

Victor Aubert, Academia Christiana Président 

Xavier Arnaud, Forum catholique Directeur 

Yves Daoudal, Journaliste - Directeur de Blog 


2 comentários:

Isac disse...

FRANCISCO NUNCA TERIA SIDO PAPA!
O tipo de atitude de nunca responder aos católicos acerca de interesses mútuos - suponho que dele também - e, ao inverso, alta consideração para com estranhos, como a comunistas e de religiões pagãs - reforçaria a tese de alguns poucos destemidos bispos que se manifestam como ele nunca tenha sido papa, dado a certos seus comportamentos anteriores, inclusive profanos e sincréticos.
Poderia ser ele um castigo a esse mundo anti cristão - como anotou alguém - que, de fato, nada da parte do Senhor merece consideração alguma; ao inverso, duros castigos - e por certo, estão aí e sobrevirão outros muito mais cáusticos!

Horácio Ramalho disse...

Saudações Professor! Admirável a insistência desses irmãos, mas, ao menos que o Papa Francisco passe por uma experiência sobrenatural, este apelo será ignorado, como o foi o dos Cardeais dos Dúbia, como é o apelo dos irmãos na China diante do acordo entre a Santa Sé e o PCC e em outros países contra perseguição que sofrem. Só nos resta manter a paciência e confiança nas promessas de Cristo e esperar com orações unidos à Santíssima Virgem Maria e todos os anjos e santos.