sexta-feira, 18 de abril de 2014

9 Fatos, simples 9 Fatos, que comprovam a Ressurreição.



Acho que o maior (ou pelo menos um dos maiores) especialistas neste assunto é William Craig , sua tese de doutorado em teologia (ele também é doutor em filosofia) é sobre o "túmulo vazio" (ressurreição)  de Cristo. Abaixo, vai um vídeo dele sobre as evidências da ressurreição de Cristo.

Ele explica porque a maioria dos estudiosos atestam a história descrita na Bíblia, com 4 fatos. Vou traduzir apenas os fatos descritos na fala de Craig.




Fato 1: Depois da crucificação, Jose Arimatéia enterrou o corpo de Cristo em seu túmulo pessoal. Todos conheciam o túmulo. Fontes anteriores atestam os relatos do evangelho. Jose Arimatéia não pode ser uma invenção cristã, ele era um judeu renomado. Não existe nenhuma outra história sobre o enterro de Cristo, apenas uma.

Fato 2: Foram mulheres que anunciaram o túmulo vazio de Cristo. As descrições do túmulo vazio são anteriores aos evangelhos. A história do túmulo vazio é bem simples, não tem embelezamento (Craig compara com a descrição de um evangelho apócrifo com seus embelezamentos). O depoimento de mulheres não servia legalmente nem era confiável na época, os cristãos não inventariam isso. Os judeus reconheceram o túmulo vazio e acusaram os discípulos de roubarem o corpo (porque eles não mostraram o corpo?).

Fato 3: Em muitas ocasiões e circunstâncias, Jesus apareceu depois de crucificado. Há uma vasta de lista de testemunhas independentes. Há novos seguidores depois de verem Jesus após crucificação.

Fato 4: Os discípulos originais tinham razão em não acreditar na ressurreição, mas acreditaram. O líder deles estava morto. Os judeus não acreditavam em um messias morto muito menos ressuscitado. A crucificação era um sinal de que Jesus era um herético. Na crença judia, ressurreição ocorreria apenas no fim dos tempos. Apesar disso, os discípulos reafirmaram e morreram anunciando a ressurreição de Cristo.

--
Mas hoje eu li um texto interessante de Joe Hoeschmeyer. Ele menciona outros 5 fatos que demonstram a ressurreição de Cristo.

Leiam todo o texto, vou apenas resumir os 5 pontos.

Fato 1: A descrição de que Cristo suou sangue, atestado pelo médico Lucas, comprova a existência de Cristo. Por que ele inventaria um fato bem raro na medicina?

Fato 2: Sangue e água que jorraram do corpo morto de Cristo em João 19:31-37. Fato é corroborado pela medicina, mostra que João foi testemunha de um fato.

Fato 3: O túmulo foi guardado pelos guardas romanos e São Mateus descreve a mentira paga pelos judeus espalhada pelos soldados que disseram que o corpo tinha sido roubado. Por que Mateus inventaria isso, acusando Pilatos e os judeus, quando ainda eles ainda estavam vivos, arriscando-se ser morto?

Fato 4: Jesus aparece aos 12 discípulos. Não existe alucinação de 12 pessoas, que descrevem o mesmo fato.

Fato 5: São Pedro anuncia muito rápido que o túmulo estava vazio.

---

Talvez o fato mais significante (talvez o Fato 10) é o sangue dos apóstolos que morreram anunciando Cristo ressuscitado.

Boa Páscoa.



Um comentário:

Lura do Grilo disse...

Boa Páscoa. Vamos celebrar .. e esperar por Ele.