sábado, 5 de abril de 2014

Os 10 Argumentos dos Ateus e Como Respondê-los.


Quantas vezes eu debati com um ateu ou agnóstico? Eu lembro da primeira vez que fiz isso, era um grande amigo agnóstico, eu era muito novo (acho que tinha uns 18 anos), mas o debate foi em público e lembro que de repente tinha em gente em volta de nossa mesa ouvindo. Ao fim da noite, a amizade ficou ferida. Depois disso tenho mais cuidado, mas continuo firme na defesa da fé cristã, usando o método que chamo de "caritas in veritate", caridade na verdade.

Hoje, li um excelente texto de Eric Hyde que responde aos 10 mais importantes argumentos dos ateus. Apesar de ser um texto que apenas resume as respostas cristãs, é muito bom para discutir com nossos irmãos ateus, que geralmente não sabem nada de religião, mas têm muita sede de saber. É muito bom também para ajudar muitos cristãos que têm sua fé diminuída pelos ataques de ateus.

Eu não tenho tempo para traduzir o texto. Leiam o excelente texto de Hyde clicando aqui.

O texto irá ajudá-los durante toda a vida.

Sobre este assunto, eu recomendo também o livro On Guard de William Craig.


(Agradeço a indicação ao site Big Pulpit)

6 comentários:

Leonardo Santana de Oliveira. disse...

Prezado Pedro, Salve Santíssima Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, Co-Redentora pois trouxe ao mundo O Redentor!!

Diz o tolo em seu coração: Deus não existe” (Salmo XIV,1)

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem - e tremem! Tiago II,19

Refutar ateu é ainda mais fácil que refutar hereges protestantes.

Mas assim como os hereges protestantes se apegam ao irracionalismo de sua fé fideísta os ateus se apegam de forma irracional no seu racionalismo.

A razão humana é limitada. Por isso, como diz um autor insuspeito, Karl Popper, em "A Sociedade Aberta e seus inimigos", "o racionalismo é uma fé irracional na Razão".

Foi o racionalismo cientificista que construiu o nosso mundo insuportável, e que produziu o século XX, com todos os seus crimes e horrores.

Eles pedem provas racionais da existência de Deus, nós damos essas provas, e eles apegados ao seu racionalismo se negam a aceitar essas provas.

Certa vez eu disse a um ateu que eles precisam que Deus exista para eles próprios poderem existir pois se Deus não existisse não precisava existir ateus.Bem, prezado Pedro, o ateu não entendeu o que eu quis dizer com isso e ele bem democraticamente e de forma tolerante me xingou, rsrsrsrs!!

Por isso Deus disse bem no Salmo sobre o ateu:

"Diz o tolo em seu coração: Deus não existe”

In Corde Jesu, semper.

Leonardo Santana de Oliveira. disse...

Prezado Pedro, certa vez eu passei pelo mesmo problema que você passou com o seu amigo ateu.Mas comigo foi com um amigo pagão.Eu disse e esse meu amigo pagão que a "religião" que ele seguia era uma superstição criada pelo homem e que eu poderia provar de maneira racional e lógica com milhares e milhares de provas e evidências que a Religião católica é a única Religião verdadeira.Claro que com esse amigo usei,também, "caritas in veritate" mas não adiantou;ele me disse que eu poderia apresentar a prova e a evidência que for mas nada iria fazer ele abandonar a "religião" dele.

Com pessoas irracionais como meu amigo pagão, ateus e hereges protestantes somente muita reza para fazer as escamas cairem dos olhos deles!!

In Corde Jesu, semper.

Leonardo Santana de Oliveira. disse...

Eu cansei de dar provas e evidências da existência de Deus para os ateus.Agora eu que exijo uma prova racional e lógica que Deus não exista.Ora, se aprende no ensino fundamental que todo efeito requer uma causa, então se Deus não existe o universo, e tudo que existe nele veio do nada?

Então,ateu, me prove empiricamente que do nada pode surgir algo!!

Ateu já que do nada pode surgir as coisas, afinal o universo e tudo que existe nele veio do nada, vai ser fácil você fazer surgir do nada, materializado, na minha frente a cura do vírus da aids!!

Se existisse um prêmio para fanáticos, ateus e hereges protestantes iriam dividir o prêmio.O nome do prêmio seria:Troféu Maomé de fanatismo.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Leonardo,

Certa vez um amigo espírita também me disse que nada que eu dissesse iria fazer ele mudar de ideia. Ele era espírita mas lembrava o paganismo, trabalhava rodeado de cristais para, segundo ele, "trazer bons fluídos".

Considero o espiritismo uma grande praga nacional. Mas nossa Igreja não combate.

Abraço,
Pedro Erik

juscelino disse...

Boa tarde.
Como faço para lhe enviar um email? Sobre aquela tese do ateu que todo cristão é burro ou evanjegue termo dedicado aos evangelicos. Eles se acham a concentração da razão e nesse email tem varias citaçoes de vários cientistas refutando a colocação deles.. Não tem como copiar e colar pois está impresso em telas com a foto dos cientistas. Caso tenha meu email ai passe um seu que possa lhe repassar.

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Juscelino,

Pode enviar email para cefas.erik@gmail.com.

Abraço,
Pedro Erik