sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mais uma controvérsia do Papa Francisco


O papa Francisco tem trazido muita confusão para Igreja, com o seu método de lançar controvérsias de forma descuidada, até desleixada. Dessa vez foi em um encontro com o bispo de Xingu no Brasil, Erwin Krautler. E o assunto é o celibato dos padres.

O bispo Krautler teve um encontro reservado com o papa no dia 4 de abril e reclamou da falta de padres, para as 800 igrejas da sua diocese, só tinha 27 padres. Daí o papa, não se sabe bem o porquê, disse que ele não podia resolver tudo, que os bispos locais estavam mais preparados e "deveriam ser corajosos". Para o papa Francisco as conferências de bispos deveriam procurar consenso para trazer sugestões de reforma para Roma.

Perguntaram a Krautler se ele levantou a questão do celibato na Igreja, se a Igreja poderia permitir que homens reconhecidamente casados e puros (viri probati) poderiam ser ordenados padres. Krautler disse que sim e que "o assunto apareceu quando falávamos das lutas de nossas comunidades." Krautler acrescentou que o papa lembrou um caso do México que havia muitos diáconos mas nenhum padre.

Krautler perguntou ao papa se as reformas na Igreja dependiam das conferências de bispos. O papa respondeu que sim.

O texto do site The Tablet lembrou que em 2006, o cardeal brasileiro Claudio Holmes disse que o celibato na Igreja é apenas uma disciplina, não é um dogma.

Daí, esta questão do celibato ser "apenas uma disciplina" levou ao grande especialista em direito canônico Edward Peters a falar sobre o encontro entre Krautler e o papa.

Edward Peters é extremamente conhecido, é sempre lembrado com um dos maiores especialistas em direito canônico no mundo e está cada vez mais chateado com o papa Francisco. Ele deixa revelar este descontentamento no seu texto.

Peters começa o seu texto dizendo:

"Na esteira do mais recente comentário ambíguo, desleixado, privado do papa Francisco, que dever ser alardeado em todo o mundo como um prenúncio de mudança iminente, noto que, pela enésima vez que cabeças solenes estão concordando que o celibato clerical é "meramente disciplinar."

Peters competa dizendo que todo mundo sabe que o celibato dos padres é meramente disciplinar, mas que centenas de outras coisas também são.

O texto de Peters revela então muitas coisas que são "apenas disciplinas":

  1. Praticamente tudo em matéria litúrgica;
  2. O colégio de cardeais e conclaves.
  3. Exigência da forma canônica no casamento;
  4. Encontro ad limina de bispos em Roma;
  5. Abstinência na sexta-feira santa;
  6. Observância das missas aos domingos;

Em suma, dizer que o celibato é "apenas disciplina" não nos diz nada da importância que ele tem na Igreja.

Leiam todo o texto de Peters.

---
Rezemos pela Igreja.

Rezemos para que o papa entenda sua importância, a importância de suas palavras;


Nenhum comentário: