quarta-feira, 9 de abril de 2014

Jesus é mais Popular que Mao Tse Tung na China


A revista Foreign Policy divulgou uma pesquisa no Twitter chinês, conhecido como Weibo, para ver se a religião é muito perseguida pelos censores chineses. Segundo a revista, a censura chinesa está muito mais preocupada com menções ao partido comunista do que com o cristianismo. Mas também revelou que palavras como Deus, Jesus, Papa, Bíblia e Natal ganham de Mao Tse Tung, Xi Jinping (chefe do partido comunista), Li Keqianq (primeiro-ministro chinês), frases de Mao Tse Tung e Dia do Partido Comunista, respectivamente. Vejam abaixo.


Foreign Policy estima que há 100 mil censores chineses. Menções a assuntos sensíveis são deletados.

E diz também que o resultado da pesquisa não significa que não há censura ao cristianismo na China. Pesquisas sobre as palavras "underground church" (igreja subterrânea), da qual faz parte a Igreja Católica verdadeira da China (a outra é uma igreja católica sancionada pelo Estado), não dão nenhum resultado. Há censura total. Em suma, a Igreja Católica, livre das amarras do comunismo, é censurada totalmente.

Estima-se que há 25 milhões de cristãos chineses e que o cristianismo expande-se fortemente na China, como eu apontei aqui recentemente.

ICXC NIKA também na China.


Nenhum comentário: