quarta-feira, 14 de agosto de 2019

China: Tigre de Papel


Li interessante artigo sobre a China, de um autor que ao que parece conhece bem este país tanto no seu trabalho como pessoalmente. Eu tenho certa experiência de negociação com chineses e a minha experiência pessoal é péssima, em suma, eu diria: não confie, nem se o chinês assinar o papel.

O artigo foi escrito por James Rickards e é movido pelo que acontece comercialmente (disputa entre Esatdos Unidos e China) e também militarmente (com a crise em Hong Kong, do qual até agora pouco se fala e muitos silenciam, como o Papa Francisco).

Vou fazer aqui um resumo do artigo para quem não ler em inglês:

1) Rickards começa dizendo que a desvalorização abrupta da moeda chinesa recentemente na luta comercial contra os Estados Unidos fez com que alguns se perguntassem se a China é um gigante que vai tomar um lugar dos Estados Unidos ou um castelo de cartas que vai ruir completamente. Seria a China apenas um tigre de papel?;

2) Rickards descreve sua experiência no trato com a China e chineses

3) Em seguida, ele lembra algumas características da China:

a) tem maior população do mundo 1,4 bilhão de pessoas, embora a Índia esteja alcançando;

b) tem terceiro maior território do mundo (atrás da Rússia e do Canadá);

c) tem quinto maior arsenal nuclear do mundo (280 ogivas nucleares), semelhante ao Reino Unido e à França, mas bem atrás da Rússia (6.490 ogivas) e dos Estados Unidos (6.450 ogivas);

d) tem a segunda maior economia do mundo em PIB (15,5 trilhões de dólares), atrás dos Estados Unidos (21,4 trilhões);

e) tem a maior reserva em ativos internacionais do mundo (3,2 trilhões) bem acima do Japão (1,3 trilhão) que vem em segundo.

f) PIB per capita chinês é de apenas 11 mil dólares, contra 65 mil dólares de PIB per capita dos Estados Unidos;

g) economia chinesa ainda não é dependente de indústria tradicional não tecnológica, ainda está presa a uma estado de economia média.

4) Em suma, e apesar do enorme crescimento anual nos últimos vinte anos, a China continua sendo fundamentalmente um país pobre, com capacidade limitada de melhorar o bem-estar de seus cidadãos muito além do que já foi alcançado.

5) Neste momento, a China está enfrentando pressões sociais, econômicas e geopolíticas que estão testando a legitimidade da liderança do Partido Comunista e pode levar a uma crise econômica de primeira ordem em um futuro não distante.

6) A recente imposição, por Trump, de tarifas de 10% sobre os US $ 300 bilhões restantes de importações chinesas atualmente não tarifadas (além das tarifas existentes sobre US $ 200 bilhões de importações chinesas) retardará ainda mais a economia chinesa.

7) A China retaliou com uma desvalorização chocante do yuan abaixo de 7,00 para um dólar. Recorrer a uma arma de guerra cambial para combater uma guerra comercial mostra o quanto a China está perdendo a guerra comercial.

8) Rickards acha que esse contra-ataque de guerra cambial chinês não será bem-sucedido porque incitará mais saídas de capital da China. Os chineses perderam US $ 1 trilhão de reservas em moeda forte durante a última rodada de fuga de capitais (2014-2016) e perderão mais agora, apesar dos controles de capital mais rígidos. O pico de bitcoin para US $ 11.000 após a desvalorização da China é um sintoma do povo chinês que usa bitcoin para evitar controles de capital e tirar seu dinheiro da China.

9) A agitação em Hong Kong é outro sintoma do enfraquecimento do Partido Comunista Chinês sobre a sociedade civil. A agitação se espalhou das manifestações de rua para uma greve geral e paralisação do sistema de transporte, incluindo o cancelamento de centenas de vôos.

10) Rickards acha que essa agitação social vai crescer até que a China seja forçada a invadir Hong Kong com 30 mil soldados do Exército de Libertação do Povo agora concentrados na fronteira. Este será o último prego no caixão da visão acadêmica da China como um bom cidadão global. Essa visão sempre foi falsa, mas agora até os acadêmicos estão começando a entender o que realmente está acontecendo.

11) Os negócios internacionais estão se movendo rapidamente da China para o Vietnã e outras partes do sul da Ásia. Uma vez que essas cadeias de suprimentos se movam, elas não voltarão à China por pelo menos dez anos, se é que vão. Estas são perdas permanentes para a economia chinesa.

12) Cerca de 25% do crescimento relatado pela China nos últimos dez anos veio de investimentos em infraestrutura desperdiçados (pense em “cidades fantasmas”) financiados com dívidas impagáveis. A economia da China é um esquema Ponzi como o Plano Madoff e a pirâmide da dívida está prestes a entrar em colapso (esquema ponzi é uma pirâmide financeira que vai remunerando conforme entram mais compradores, a partir do momento que deixam de ingressar mais compradores, o esquema desaba. Madoff foi o investidor que fez o maior esquema ponzi da história. Ele está preso nos Estados Unidos) .

13) A expectativa de Rickards é que não haja solução para guerra comercial no curto prazo enquanto outros problemas se avolumam, como segurança nacional.


4 comentários:

Rafael P. disse...

Caro Pedro,

Sei que trabalhas na área financeira, e provavelmente acompanha a movimentação de algumas instituições. Uma UBS se movimentando num determinado ativo não é como uma Pessoa Física. Como comparação, uma coisa é manobrar um jet-ski (Pessoa Física), outra coisa é manobrar um Petroleiro (UBS).

E com toda essas questões acima listadas, fico pensando o que é movimentar um país como a China.

Me assustei quando li: "Uma vez que essas cadeias de suprimentos se movam, elas não voltarão à China por pelo menos dez anos, se é que vão."

Também não sabia o quão menor é a China em poderio de ogivas nucleares. Da mesma forma, me assustei com a quantidade EUA x Rússia.

Essa bolha que está sendo construída não é novidade, há anos se fala disso. Porém a cada hora o "tic-tac" se aproxima cada vez mais. E um colapso de alguém desse tamanho leva muita gente junto.

Preocupante.

Pedro Erik Carneiro disse...

China é um imenso barril de pólvora, Rafael, em termos sociais como em termos financeiros. A população vive sob imenso controle e a dívida pública e privada chinesa são ameaça gigantesca às finanças globais.

Abraço,
Pedro

Marcelo Ribas disse...

Quando li "investimentos em infraestrutura desperdiçados", lembrei de uma visita que fiz a uma suposta montadora de veículos elétricos chinesa. Basicamente, os operários estavam lanchando e jogando cartas e a linha de produção não aparentava estar sendo movimentada há alguns dias.

Pedro Erik Carneiro disse...

Boa informação, meu amigo.

Abraço,
Pedro Erik