segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O Tour Bergoglio em Buenos Aires


O jornalista americano George Neumayr (que escreveu o livro The Political Pope) foi para Buenos Aires. Lá ele decidiu fazer o tour Bergolgio na cidade que passa por locais pelos quais o Papa Francisco passou na sua vida e na sua formação religiosa.

O tour custou 100 dólares.

Mas ele disse que ele fez sozinho, não havia ninguém fazendo com ele, e os argentinos que o levaram aos locais não falaram bem do Papa, muito pelo contrário, e até negaram o que diz a biografia de Bergoglio sobre seus tempos em Buenos Aires.

Basicamente, os argentinos que Neumayr encontrou relacionaram o Papa Francisco a Juan Peron, uma pessoa traiçoeira, sem princípios, um "camaleão" que pode mentir e usar abusadores sexuais para manter-se no poder.

Neuymayr estuda bastante a Igreja e já estudou muito a vida do Papa Francisco e é também um jornalista investigativo sobre os abusos sexuais nos Estados Unidos. Ele pode ter um viés terrível contra o Papa, mas ele tem também fundamento que justifique esse viés.

Ele contou sua experiência no site do The American Spectator.

Vejam abaixo a descrição do tour Bergoglio de Neumayr.

Pope Peron

2 comentários:

Rafael P. disse...

Infelizmente eu perdi, tentei achar mas sem sucesso. Porém tenho claro na memória que já no momento do conclave um argentino (talvez jornalista) achou muito ruim a escolha do argentino. Será que li isso em seu livro Pedro?

Enfim, mas me chamou atenção ao ver que a postagem era de 2013, acompanhando ao vivo o conclave. Não uma análise após os frutos, mas antes mesmo do pontificado começar. Lembro de palavras fortes como "escolha muito ruim" e citando vários frutos ruins que ocorreram na argentina até então pelo Cardeal Bergoglio e sua perseguição contra tradição etc.

Em paralelo, lia também sobre Dom Rogelio Livieres Plano (Paraguaio) e sua deposição.

Enfim, questões próximas (Argentina/Paraguai) se mais aprofundadas explicarão muito a política do atual pontificado.

Pedro Erik Carneiro disse...

Eu lembro de ter lido algo assim, meu amigo, uma análise argentina do conclave. Mas acho que não postei nada sobre isso.
Abraço,
Pedro