segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Papa contra Papa. Mais um Efeito Traumático da Renúncia de Bento XVI.


Concordo plenamente com o site The American Catholic, a reação de Bento XVI em escrever um livro em favor do celibato quando o Papa do momento possivelmente defende o fim do celibato para a Amazônia, mostra o infortúnio traumático da renúncia de um Papa. Temos Papa contra Papa.

De minha parte, toda vez que estou diante de palavras e atos de Francisco que são ou se aproximam de ser uma heresia, eu lembro da renúncia de Bento XVI. A renúncia é, para mim, um dos maiores, se não, o maior erro da história do papado.

Lembro também de Dante Alighieri.

Se o maior poeta de todos os tempos colocou Celestino V no Inferno no seu livro Divina Comédia, após Celestino ter renunciado, apesar de que Celestino V depois da renúncia ter voltado a usar roupas de monge e ter regressado ao mosteiro, o que diria Dante de Bento XVI?

Dante também colocou o sucessor de Celestino V no Inferno. O que será que ele diria de Francisco?

Acima temos uma mensagem do maior defensor de Francisco, Austin Ivereigh. A coisa está tão feia que ele ataca pessoalmente Bento XVI e os mais próximos dele em favor de Francisco, querendo dizer que Bento XVI está senil e não pode ter escrito aquele livro, que no fundo Bento XVI concordaria com Francisco.

Austin Ivereigh escreveu dois livros puxando o saco de Francisco, elogiando suas "reformas" na Igreja Católica. Para ele, Francisco está "convertendo" a Igreja Católica.

Mais um efeito do infortúnio e do trauma da renúncia de Bento XVI.

Um Papa não deve renunciar. A Igreja foi divinamente sábia em determinar na Tradição.



3 comentários:

Emanoel Truta disse...

Bom dia Pedro!

A confusão, como disse irmã Lúcia ao Padre Fuentes, é diabólica.

Infelizmente, a renuncia de Bento XVI foi algo terrível para a Igreja.

O Papa Celestino V é considerado santo, pelo menos pela busca que fiz.

E se Dante disse isso, fiquei na dúvida agora.

Ajude-me por caridade.

Abraço

Viva Cristo Rei!

Imaculado Coração de Maria sede nossa proteção!

Pedro Erik Carneiro disse...

Bom,meu caro. Dante amava muito a Igreja e conhecia profundamente sua teologia. Mas as opiniões dele não pode ser confundidas com as da Igreja.

Por outro lado, há um debate técnico muito difícil sobre se um Papa declarar uma pessoa como santa ela se torna necessariamente santa. A declaração do Papa não é uma declaração "ex-cathedra".

Espero ter ajudado.

Via Cristo Rei!

Abraço,
Pedro Erik

Emanoel Truta disse...

Entendi Pedro.

Muito obrigado.

Viva Cristo Rei!