domingo, 31 de janeiro de 2021

Viganò Responde a Padre. Podemos Julgar um Papa?

Bom, acho que o tema: respeito à autoridade civil de Romanos 13 já foi debatido por inúmeros teólogos na história, e a própria passagem de Romanos 13:3 esclarece que a autoridade deve estar do lado do bem, os que são do mal devem temê-la. Se for o contrário, se são os do bem que estão temendo a autoridade, Romanos 13 não serve como princípio de atuação, deve-se buscar outros ensinamentos bíblicos. Por isso mesmo, renomados teólogos da Igreja defenderam a pena de morte para tiranos.

E quando se trata de autoridade eclesiástica? Deve-se usar Romanos 13?

Não. Basta lembrar que foi o próprio São Paulo quem primeiro repreendeu a um papa. Deve-se buscar outras passagens de São Paulo.

Em todo caso, claro, a autoridade eclesiástica deve estar do lado do bem, assim como a autoridade civil.

E o que é o bem? Pergunta que muitos filósofos da ética rodopiam sem resposta. Ora, o bem é Cristo. E Cristo é Deus. Sendo assim é o sumo do bem, Cristo não se submete ao humano, o humano é que deve se submeter a Ele, se quiser ser...humano em plenitude.

Um Papa pode prescrever uma vacina como se fosse Doutrina da Fé? Não, a própria Doutrina diz que não, Cristo disse que não, e também Romanos 13. Em tese, isso é coisa do mundo, não de Deus.

Mas e se a vacina usa fetos abortados?

Bom, aí apoiar a vacina seria contra a Doutrina. E o que fez o Vaticano sob Francisco? Rasgou a Doutrina se ajoelhou para o mundo. 

Vejamos o que Viganò respondeu ao padre. Traduzo parte da carta publicada no site Stilum Curiae.

Carta de Viganò a um Padre - Covid 19: Santa Sé Cúmplice de uma conspiração contra Deus e o homem.

Reverendo e querido sacerdote de Cristo,

Recebi a sua carta, na qual me apresenta algumas questões sérias sobre a crise de autoridade na Igreja, crise que se tem intensificado nos últimos anos e em particular durante a "emergência pandêmica", por ocasião da qual a glória de Deus e a salvação das almas foram postos de lado em benefício de uma alegada saúde do corpo. Se tenciono tornar pública a minha resposta detalhada à sua carta, é porque ela responde aos numerosos fiéis e sacerdotes que me escrevem de todo o lado, expondo-me a interrogações e tormentos de consciência sobre essas mesmas questões graves.

O problema de uma autoridade pervertida - isto é, que não atua dentro de seus próprios limites ou que se deu autonomamente um fim oposto àquele que a legitima - é abordado pelas Sagradas Escrituras para nos lembrar que omnis potestas a Deo ( Rm 13: 1) e que aqui resistit potestati, Dei ordinationi resistit (ibidem., 2) (O poder vem de Deus, quem resiste à autoridade resiste à Deus). E se São Paulo nos diz para obedecer à autoridade civil, com mais razão estamos obrigados a obedecer à autoridade eclesiástica, pelo primado que as questões espirituais têm sobre as temporais.

A passagem observa que não cabe a nós julgar a autoridade, porque o Filho do homem voltará para fazer justiça no fim dos tempos. Mas se tivéssemos que esperar o dia do Juízo para ver os ímpios punidos, com que propósito a divina Majestade teria estabelecido uma autoridade temporal e espiritual na terra? Não é seu trabalho, como vigários de Cristo, o Rei e Sumo Sacerdote, governar e governar seus súditos nesta terra, administrando justiça e punindo os ímpios? Que sentido teriam as leis se não houvesse aqueles que as aplicam, sancionando aqueles que as violam? Se a arbitrariedade dos que têm autoridade não fosse punida por quem tem autoridade sobre eles, como poderiam os súditos - civis e eclesiásticos - esperar obter justiça na terra? 

Temo que sua objeção, segundo a qual os eclesiásticos que detêm um poder derivado da autoridade do cargo exercido só podem ser julgados no final dos tempos, leva por um lado ao fatalismo e resignação nos súditos, e por outro lado constitui uma espécie de estímulo para abuso do poder por parte dos Superiores.

A obediência a uma autoridade pervertida não pode ser considerada zelosa, nem moralmente boa, só porque em Seu retorno o Filho do Homem voltará para fazer justiça no fim dos tempos. A Escritura nos exorta a ser obedientes, moderando nossa obediência com paciência e um espírito de penitência, mas ela absolutamente não nos exorta a obedecer ordens intrinsecamente más, simplesmente porque aqueles que as comunicam a nós são constituídos em autoridade. Essa autoridade, de facto, precisamente no momento em que é exercida contra o fim para o qual existe, priva-se da legitimidade que a justifica e, embora não extinga por si mesma, requer, no entanto, dos sujeitos um apoio que deve ser avaliado e julgado de tempos em tempos.

Com a Revolução, a ordem cristã, que reconhecia a Autoridade constituída como procedente de Deus, foi derrubada para dar lugar às chamadas democracias em nome do Estado laico e sua separação da Igreja. Com o Concílio Vaticano II, essa subversão do princípio de autoridade se infiltrou na própria Hierarquia, fazendo com que a ordem desejada por Deus não apenas fosse cancelada da sociedade civil, mas até mesmo prejudicada na Igreja. Obviamente, quando a obra de Deus é adulterada e Sua autoridade negada, o poder fica irremediavelmente comprometido e as condições para a tirania ou anarquia são criadas. Nem a Igreja é uma exceção, como podemos ver dolorosamente: o poder é muitas vezes exercido para punir os bons e recompensar os maus; as sanções canônicas quase sempre servem para excomungar aqueles que permanecem fiéis ao Evangelho; os Dicastérios e órgãos da Santa Sé apóiam o erro e impedem a difusão da Verdade. O próprio Bergoglio, que deveria representar a mais alta autoridade na terra, usa o poder das Chaves Sagradas para apoiar a agenda globalista e promover doutrinas heterodoxas, ciente de que Prima Sedes é um nemine judicatur que lhe permite agir sem ser perturbado. 

Esta situação é obviamente anômala, porque na ordem estabelecida por Deus a obediência é devida a quem representa a autoridade. Mas neste kosmos maravilhoso Satanás insinua o caos, mexendo com o elemento frágil e pecador: o homem. Ela o destaca bem em sua carta, caro Sacerdote: “Agora, a coisa mais diabólica que nosso inimigo conseguiu realizar, é usar justamente aqueles que se apresentam ao mundo investidos da autoridade conferida por Jesus Cristo à Sua Igreja, para fazer o mal, e com isto: por um lado envolver alguns dos bons no mal, por outro lado escandalizar os bons que o realizam ", e a seguir contextualiza esta situação no presente caso:" A autoridade de Jesus foi abusivamente usado para justificar e apoiar uma operação terrível, que se apresenta sob o nome falso de vacinação ».

Concordo com você sobre as avaliações de imoralidade objetiva da chamada vacina contra a Covid-19, devido ao uso de material proveniente de fetos abortados. Concordo igualmente com a absoluta inadequação - científica, bem como filosófica e doutrinal - do documento promulgado pela Congregação da Doutrina da Fé (CDF), cujo Prefeito apenas executa supinamente mais do que questionáveis ​​ordens dadas de cima: a obediência do réprobo é emblemática, nestas situações, porque sabe ignorar casualmente a autoridade de Deus e da Igreja, em nome de uma escravidão cortesã ao autoritarismo do superior imediato.

No entanto, gostaria de precisar que o documento da Santa Sé é particularmente insidioso não só por ter analisado apenas um aspecto remoto, por assim dizer, da composição da droga (independentemente da legitimidade moral de uma ação que não perde gravidade com a passagem do tempo); mas por ter deliberadamente ignorado que, para "refrescar" o material fetal original, é necessário adicionar periodicamente novos fetos, obtidos de abortos do terceiro mês induzidos ad hoc, e que os tecidos devem ser retirados de criaturas ainda vivas com um coração batendo . Dada a importância do tema e a denúncia da comunidade científica católica, a omissão de um elemento integrante da produção da vacina em um pronunciamento oficial confirma, na hipótese mais generosa, uma incompetência escandalosa e, na mais realista, a vontade deliberada de passar as vacinas produzidas com abortos induzidos como moralmente aceitáveis. Este tipo de sacrifício humano, em sua forma mais abjeta e sangrenta, é, portanto, considerado desprezível por um Dicastério da Santa Sé em nome da nova religião da saúde, da qual Bergoglio é um forte defensor.

Concordo com você na omissão das avaliações a respeito da manipulação genética induzida por algumas vacinas que atuam no nível celular, com propósitos que as empresas farmacêuticas não ousam confessar, mas que a comunidade científica tem amplamente denunciado e de que são. ainda não são conhecidas as consequências a longo prazo. Mas a CDF evita escrupulosamente se expressar também sobre a moralidade da experimentação em humanos, admitida pelos próprios fabricantes de vacinas, que se reservam o direito de fornecer dados sobre essa experimentação em massa apenas em alguns anos, quando será possível entender se o medicamento é eficaz e à custa de quais efeitos colaterais permanentes. Assim como o CDF silencia sobre a moralidade de especular vergonhosamente sobre um produto que é apresentado como a única defesa contra um vírus da gripe que ainda não foi isolado, mas apenas sequenciado. Na ausência de isolamento viral, não é cientificamente possível produzir o antígeno da vacina, de modo que toda a operação da Covid se mostra - que não é cegada pelo preconceito ou má-fé - em toda sua falsidade criminosa e imoralidade intrínseca. Uma falsidade confirmada não só pela ênfase quase religiosa com que se apresenta o papel salvífico da chamada vacina, mas também pela teimosa recusa das autoridades sanitárias mundiais em reconhecer a validade, eficácia e baixo custo dos tratamentos existentes, a partir do plasma hiperimune à hidroxicloroquina e ivermectina, desde a ingestão de vitaminas C e D para aumentar as defesas imunológicas até o tratamento oportuno dos primeiros sintomas. Não vamos esquecer que, se houver pessoas idosas ou debilitadas na saúde que morreram com Covid, é porque a OMS indicou atendimento hospitalar absolutamente inadequado para aqueles com complicações e prejudiciais a eles. Também nestes aspectos a Santa Sé se cala, evidente cúmplice de uma conspiração contra Deus e contra o homem.

Voltemos agora à autoridade. Ela escreve: «Portanto, quem se encontra diante de pessoas investidas pela Autoridade de Jesus que, evidentemente, agem em oposição ao seu mandato, encontra-se em condições de se perguntar se pode ou não obedecer à sua Autoridade, quando em situações terríveis como esta, quem exerce autoridade em nome de Jesus é claramente contra os seus mandatos. " 

A resposta vem até nós da doutrina católica, que estabelece limites de ação muito claros para a autoridade dos Prelados e a autoridade suprema do Papa. Neste caso, parece-me claro que não compete à Santa Sé exprimir apreciações que, pela forma como são apresentadas e analisadas e pelas omissões evidentes em que incorrem, não podem de forma alguma cair. no âmbito determinado pelo Magistério. O problema, em uma inspeção mais próxima, é lógico e filosófico, antes mesmo de teológico ou moral, porque os termos do quæstio são incompletos e errôneos e, portanto, a resposta será errônea e incompleta.

Isso não diminui a seriedade do comportamento da CDF, mas ao mesmo tempo é justamente ultrapassando os limites próprios da autoridade eclesiástica que se confirma o princípio geral da doutrina e com ele também a infalibilidade que o Senhor garante aos seus. Se não há verdade para ensinar; se esta verdade nada tem a ver com fé e moral; se quem promulga este ensino não pretende fazê-lo com a Autoridade Apostólica; se a intenção de transmitir aos fiéis esta doutrina como uma verdade a ser sustentada e acreditada não for explícita, a assistência do Paráclito não está garantida e a autoridade que a promulga pode ser - e em alguns casos deve ser - ignorada. Portanto, é possível ao fiel resistir ao exercício ilegítimo de uma autoridade legítima, ao exercício de uma autoridade ilegítima ou ao exercício ilegítimo de uma autoridade ilegítima.

...

O que não percebemos, tanto na esfera política e social quanto na esfera eclesiástica, é que a nossa aceitação inicial de um alegado direito do nosso adversário de praticar o mal, com base em um conceito errôneo de liberdade (moral, doutrinal, religiosa), agora está se transformando em uma tolerância forçada do bem, pois o pecado e o vício se tornaram a norma. O que ontem foi admitido como nosso gesto de indulgência, hoje reclama plena legitimidade e nos confina às margens da sociedade como uma minoria moribunda. Em breve, em consonância com a ideologia anticristo que rege esta mudança inexorável de valores e princípios, a virtude será proibida e quem a pratica será condenado, em nome de uma intolerância ao Bem apontada como divisora, fundamentalista , fanático. Nossa tolerância para com aqueles que, hoje, promovem as demandas da Nova Ordem Mundial e sua assimilação ao corpo eclesial, conduzirá infalivelmente ao estabelecimento do reino do Anticristo, no qual os fiéis católicos serão perseguidos como inimigos públicos, assim como em vezes os hereges cristãos eram considerados inimigos públicos. Em suma, o inimigo copiou, derrubando e pervertendo-o, o sistema de proteção da sociedade implantado pela Igreja nas nações católicas.

Creio, caro reverendo, que suas observações sobre a crise de autoridade logo serão complementadas, pelo menos a julgar pela rapidez com que Bergoglio e sua corte desferem golpes contra a Igreja. De minha parte, oro para que o Senhor traga à luz a verdade até então oculta, permitindo-nos reconhecer o Vigário de Cristo na terra não tanto pelo manto que veste, mas pelas palavras que saem de sua boca e pela exemplo de suas obras.

Recebe a minha Bênção ao confiar-me com confiança à sua oração.

+ Carlo Maria, arcebispo


10 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo, boa tarde!
Espero que esteja bem!
A carta de Vigano é muito interessante. A respeito da vacina mencionada, já questionei alguns sacerdotes sobre a moralidade de usa-la, visto que é produzida a partir de uma cultura de células, mas não souberam me responder.
O sr. sabe dizer se o que Dom Vigano diz está certo, isto é, se é necessário refrescar o material com células de novos fetos?
E mais uma coisa: a coronavac é preparada a partir de cultura de células de rim de macaco. Nesse caso não há problema moral, certo?
Desde já agradeço a atenção,
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Pois é, Gustavo, Viganò faz várias assertivas técnicas no texto. Imagino que tenha estudado o tema e conversado com especialistas.

Sobre sua pergunta, se a vacina usa material genético e matéria não nasce do nada, creio que ele está certo.

Sobre o rim do macaco a questão moral do ponto de vista tomista é mais complexa uma vez que o macaco não é a imagem e semelhança de Deus. Difícil questão mas creio que não há problema moral caso a vacina funcione. Não tenho certeza que funciona.

Mas eu não tenho formação em química ou em biologia para responder com muita certeza suas perguntas.

Grande abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

Obrigado pela atenção, caríssimo Dr. Pedro.
Situação muito complicada. Acabo de ler que vacinas de catapora, hepatite e rubéola usam essas mesmas linhagens de células para sua produção. Pelo pouco que sei de cultivo de células, às células são fornecidas nutrientes para que sobrevivam e se multipliquem. Vou verificar a afirmação de D. Vigano.
De toda forma, usar células de fetos, mesmo que seja uma cultura do século passado, é algo assustador.
Até breve! Fique com Deus!
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Ok, Gustavo. Por favor, quando encontrar resposta científica me repasse aqui.

Abraço
Pedro Erik

Anônimo disse...

Olá meu amigo!
Consegui algumas informações, que confirmei com um professor de fisiologia da UnB, amigo meu.
As culturas de células só requerem mesmo os nutrientes para continuarem vivas. Não fica claro o que D. Vigano quis dizer com o termo "refrescar", mas definitivamente não são necessárias células de novos fetos.
As células existem até hoje por uma técnica chamada imortalização celular, mas que foge do meu entendimento. Geneticamente, existem linhagens idênticas às originais e linhagens que sofreram ou foram induzidas a mutações. Em condições laboratoriais adequadas, essas células se multiplicam e continuam vivas por longo tempo, por isso existem até hoje.
Apesar de toda admiração que tenho por D. Vigano, não entendo como ele ainda defende a cloroquina. E estamos alardeando a questão da vacina contra o corona usando essas culturas celulares, mas o fato é que muitas outras vacinas a utilizam e nem sequer estávamos preocupados.
Fazendo uma comparação esdrúxula, é como o pecado original: o erro aconteceu lá atrás (em abortar e retirar as células), mas as pessoas de hoje herdaram essas células e as mantém.
A grande questão é: é moralmente lícito usar um tecido humano (que não é o original, mas uma cópia dele) obtido a partir de um método imoral?

Cordialmente em Cristo,
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, meu amigo. Realmente Viganò entra em questões técnicas que não são nem necessárias para seus argumentos.

Sim, o great reset existe, é abortista e anticristao e conta com apoio total de Francisco. Mas deve-se ter cuidado na avaliação menor sobre microbiologia.

Talvez a resposta da sua questão seja sim. Não é eticamente aceitável usar tecido humano. Mas o erro técnico prejudica os argumentos.

Abraço,
Pedro Erik

Stan disse...

Estimados Gustavo e Pedro,

Posso ter escrúpulos demais, mas parece-me que usar vacinas obtidas ou desenvolvidas com o uso de produto do aborto (ainda que por derivação) é moralmente ilícito.

Quanto ao uso de animais no desenvolvimento das vacinas, não tenho qualquer dilema moral. Acho-o lícito.

Com relação às vacinas desenvolvidas para outras doenças, se as tomei sem saber de sua origem, penso não haver ilicitude, pela ignorância de sua falta de liceidade. Creio que minha filha tomou vacina contra catapora e que minha mulher a de rubéola. Porém, nada sabemos sobre o uso de embriões ou fetos (ou células deles derivadas) no seu desenvolvimento.

Meu amigo Pedro, se puder, coloque em destaque no blog as vacinas que não são produzidas com essas restrições de ordem moral.

Forte e fraterno abraço,

Stan

Cássio SS, Pe. disse...

Caro Pedro! Saudações. Deus abençoe aos de vossa casa!

Diante da notícia que segue, cada vez mais está didicil... https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/02/03/padre-de-sc-e-repreendido-por-diocese-apos-divulgar-informacoes-falsas-sobre-vacina-contra-a-covid-19.ghtml

Saudações. Aguardo seu comentário se possível.

Isac disse...

As minhas restrições contra as vacinas são porque as finanças e domínio atualmente são os carros-chefes e em geral, são amorais, ainda mais provindos da China, onde imperam regiamente fraudes e trapaças!
Rigorosos testes norteadores qualitativos e de eficácia seguros e comprovados não passaram pelos mais refinados testes de várias etapas nas atuais!
Os cientistas pesquisam-nas a fundo por anos até se obter um resultado vacinal garantido, em média o mínimo de 05-10 anos!
Verdade? Alguém declarou que, após vacinar-se, não mais consegue pensar em Deus!
E hoje temos a maligna nanotecnologia que, mal empregada, conteria algo que, secreta e inconscientemente nos imbecilizaria e nos controlaria - fazer-nos gado marcado - duvidam? Quem sabe?
Além da eventual ilicitude de longinquamente cooperarmos com o aborto!
Como sempre, D Viganò, um mestre na questão da fé de sempre!

Pedro Erik Carneiro disse...

Caríssimo, padre Cassio. Muito obrigado pelas bênçãos.

Recebi também essa notícia de um grupo de amigos. É assustador a burrice ideológica da imprensa e da diocese. E ainda se dizem do lado da ciência.

O padre está certo e não só em relação a vacina da Covid. E vacina não é vida. Vida é Cristo.

Não estou dizendo que não se deve tomar a vacina. Estou dizendo que se deve ter cuidado para ver se a vacina não viola a lei moral divina.

E também se a propria vacina não prejudica o ser humano. A Europa, por exemplo, está condenando a vacina de Oxford.


https://www.dailymail.co.uk/news/article-9219909/Switzerland-REFUSES-approve-AstraZeneca-jab-says-new-studies-needed.html

Abraço