quinta-feira, 22 de abril de 2021

Bispos Católicos Franceses Financiam Mesquita Muçulmana em Tours (logo em Tours)


Fato inegável, estamos em tempos de apostasia generalizada do clero. Bispos franceses, com dinheiro dos fiéis, financiam a construção de uma mesquita em Tours.

Logo em Tours. Lembram da Batalha de Tours (também conhecida como Batalha de Poitiers)? 

Foi lá que Charles Martel (Carlos, o Martelo) evitou a islamização da França em 732. Eu tenho facilidade de lembrar dessa batalha pois ocorreu no dia do meu aniversário.

Vejam parte do relato do Church Militant:

BISPOS FRANCESES FINANCIAM NOVA MESQUITA

PARIS (ChurchMilitant.com) - O debate surgiu na França devido às notícias sobre a diocese de Tours ajudando a financiar um novo centro de culto muçulmano.

De acordo com o La Nouvelle République, Salah Merabti, presidente da comunidade muçulmana de Indre-et-Loire - que fica a cerca de 150 milhas a sudoeste de Paris - agradeceu recentemente à diocese católica local por sua contribuição para a mesquita, que é parte de um novo centro comunitário.

Após a revelação, Bispo Vincent Jordy justificou a contribuição dizendo que se tratava apenas de um gesto simbólico de gratidão por uma contribuição que os muçulmanos supostamente deram para a visita de São João Paulo II em 1996. Em uma declaração assinada no site da arquidiocese, Abp. Jordy se esquivou de parte da culpa. Ele declarou:

"Um artigo publicado em 13 de abril na La Nouvelle République, intitulado "A mesquita de Tours aguarda seu telhado, sua cúpula e suas doações", evoca a situação financeira deste local. A este respeito, é enfatizado que vários colaboradores estão participando deste projeto, incluindo a diocese de Tours. As perguntas que chegaram até nós sobre este artigo nos levam a fornecer os seguintes esclarecimentos.

Em 1996, durante a visita a Tours do Santo Papa João Paulo II, sendo os subsídios quase inexistentes, a diocese lançou um apelo a donativos para garantir o financiamento desta recepção. Nesta ocasião, a comunidade muçulmana de Tours quis fazer uma doação simbólica. Em troca, a diocese de Tours quis fazer uma doação semelhante e simbólica por ocasião do lançamento do projeto da Mesquita de Tours, há mais de 15 anos."

Como as comunidades cristãs vivem à luz das férias da Páscoa e as comunidades muçulmanas entraram no período do Ramadã, esse lembrete nos permite viver à altura de nossa vida de crentes."

Outros católicos opinaram com surpresa e descontentamento, segundo o Boulevard Voltaire. O site cita Dominique, um leigo local, que disse: "Se eu quisesse financiar a construção de uma mesquita, o teria feito diretamente!"

A justificativa do bispo não foi adequada para os fiéis locais, que disseram ao canal que uma visita ocasional de um papa como chefe de estado não justifica a ajuda para a construção de um local de culto enorme e permanente. "João Paulo II foi embora, a mesquita permanecerá", disse um paroquiano.

Igreja Francesa: Perdendo dinheiro, frequentadores de missas

A notícia da doação católica para a mesquita de Tours chega enquanto a Igreja Católica na França luta com as finanças. De acordo com o L'Express, as restrições do COVID fizeram com que os crentes fiquem longe da liturgia, enquanto as visitas dos turistas às igrejas e monumentos históricos diminuem, causando uma grande redução nas contribuições. Em 2020, por exemplo, as peregrinações organizadas a Lourdes, onde normalmente milhões vêm anualmente na esperança de cura espiritual e física, foram reduzidas em 95% em 2020 e, portanto, reduzidas em doações.

O jornal citou pe. Jean Chausse, tesoureiro da arquidiocese de Paris, disse que as doações e vendas anuais na histórica Basílica de Sacré-Cœur, construída no final do século 18 enquanto o secularismo francês diminuía, caíram de 7,5 milhões de euros para 3,5 milhões no ano passado. O Estado francês é proprietário de todas as igrejas construídas antes de 1905, o que significa que os contribuintes contribuem para sua manutenção. No entanto, as igrejas construídas após essa data são mantidas às custas da Igreja e de seus colaboradores. O L'Express divulgou temores de que igrejas possam ser fechadas e alguns dos 8.000 funcionários da Igreja despedidos se a tendência atual continuar.

A freqüência à igreja caiu vertiginosamente ao longo dos séculos 20 e 21. Enquanto cerca de 60% dos franceses se identificam como católicos, apenas 15% estão "praticando" sua fé, de acordo com o Europe Now, mas apenas 4,5% vão à missa semanalmente.

O terrorismo muçulmano na França e em outros lugares deixou o Estado francês em alerta. Houve vários incidentes violentos recentes perpetrados por muçulmanos em nome de sua religião (como o assassinato de judeus e soldados fora de serviço em 2012, o ataque ao trem Thalys em 2014, o ataque fatal ao escritório do Charlie Hebdo em Paris em 2015 , o assassinato do Pe. Jacques Hamel em 2016 e a decapitação do professor Samuel Paty por um estudante do ensino médio em 2020).

Embora grande parte da esquerda tenha se alinhado com as aspirações islâmicas na França, alguns estão tendo uma visão diferente. Por exemplo, o ateu esquerdista Didier Lemaire está enfrentando ameaças de morte depois de escrever um artigo no Le Nouvel Observateur após o assassinato de Paty questionando se o Islã pode ser assimilado. Ele disse a Valeurs Actuelles que tem estado sob constante guarda policial e deixou o cargo de professor universitário. Esquerdistas, incluindo o prefeito de Trappes e o prefeito de Yvelines, o criticaram por se desviar da posição esquerdista. "Na realidade, eles me censuram por ter aberto seus olhos para o que eles se recusam a ver", disse ele ao jornal, acrescentando: "Quero que nosso país tome conhecimento do perigo que está sobre ele, em vez de aceitar o lixo na negação."


2 comentários:

Isac disse...

A FRANÇA EXPORTADORA DO "RENDEZ-VOUS" ESTÁ NA DE "SE RENDRE"!
Bem se expressou quanto à injusta contribuição para a obra da mesquita destinada a adorar a deusa lua Alah, pois ela permanecerá enquanto existir e as denúncias são bastante graves!
Enquanto isso, os donativos pró S João Paulo II, se verdadeiros, eram etéreos!
Outrora houve um certo bispo francês que bradou o pagão Alahu Akhbar - quer mais, ajudando a gerar os 4,5% de católicos assíduos às S Missas dominicais!
É o Brasil, com o troca-troca entre deputados, senadores, STF - quase ou todos anti católicos?

Horácio Ramalho disse...

Saudações Professor. Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina a buscar Reino dos Céus e a Sua Justiça e tudo o mais será acrescentado. Talvez se o episcopado francês (e da Terra de Santa Cruz também) se dedicasse mais à salvação das almas, ensinar Cristo Crucificado, com a sã doutrina da Igreja e formar pessoas melhores, o Espírito Santo providenciaria as necessidades materiais para o "operacional" eclesiástico, afinal o Senhor é o nosso pastor e nada nos deixará faltar. Mas acho que não há muitos operários da vinha do Senhor que crêem Nele com a convicção dos santos mártires. A mesquita financiada pelo bispo, nada mais é que um reflexo de homens que acreditam mais da "fraternidade humana visível" que no Deus invisível que se revelou aos nossos pais.