segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Irã unido com Cuba, Venezuela e Bolívia.


De que lado está a América Latina, defende a sua cultura ocidental e cristã, ou deseja ver a supremacia de outra cultura e outra religião.

O site The Blaze, muito conhecido nos Estados Unidos, descreveu a viagem de 10 dias que o vice-ministro das relações exteriores do Irã, Majid Takht Ravanchi, fez a países da América Latina. Ele encontrou apoio para que o Irã tenha armas nucleares e também apoio econômico na região.

Será que nós, latino americanos, somos tão estúpidos ao ponto de desprezar nossos vizinhos e principais parceiros comerciais (Estados Unidos), aqueles que nos formaram culturalmente (europeus) e aqueles que formaram nossa religião (judeus)?

Vejam o que diz o site The Blaze (em azul):

Irã continua a cultivar ativamente as relações com os seus aliados na América Latina, incluindo Cuba, Venezuela e Bolívia, uma política que alguns alertaram poderia trazer o terrorismo mais perto das fronteiras dos EUA.


A mídia iraniana está cheia de relatos durante a semana passada divulgando a visita de dez dias à América Latina pelo ministro das Relações Exteriores iraniano Majid Takht Ravanchi. Irã está cultivando aproximação com os países anti americano neste hemisfério.


Em Havana na quinta-feira, autoridades cubanas elogiaram o Irã e manifestaram interesse em reforço dos vínculos com a República Islâmica.


O chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parilla disse que seu país apóia o Irã busca da energia nuclear civil."Rodriguez disse que a República Islâmica tem o direito absoluto de usar a energia nuclear para fins pacíficos , em conformidade com as normas internacionais", informou a Press TV iraniana.


"Ele acrescentou que o governo iraniano atribui especial importância ao reforço das relações com América Latina e os países do Caribe e está preparado para tomar mais medidas no sentido da expansão dos laços com esses estados ", informou ainda.


Outro funcionário cubano chamou Irã de "parceiro estratégico".


De Cuba , o governante iraniano viajou para a Venezuela , em seguida, para Bolívia.


Durante uma reunião com o presidente venezuelano, Nicolas Maduro , Ravanchi disse que: "As relações com a Venezuela são importantes para o Irã e que governo está determinado a aprofundar a cooperação mútua", de acordo com um relatório da Fars News.


Maduro foi citado como dizendo que o "Irã era uma grande potência que merece respeito especial."


A agência de notícias iranianas acrescentou que "No mês passado, as autoridades iranianas e venezuelanas reiteraram que a expansão de laços entre os Estados independentes, não só traria progresso econômico sustentável , mas também acabaria com o monopólio dos poderes hegemônicos sobre os recursos mundiais".


O Irã disse que busca melhorar as relações da América Latina, tanto por razões de comércio e cooperação do Movimento dos Países Não -Alinhados, na qual o Irã atualmente detém a presidência rotativa.


Mas alguns analistas têm alertado que um maior envolvimento do Irã na América Latina também poderia estimular mais atividade terrorista do grupo terrorista xiita Hezbollah.


Autoridades norte-americanas e especialistas em segurança nacional disseram ao The Blaze em setembro que eles acreditam que o Irã está recrutando um "exército invisível " de simpatizantes revolucionários na América Latina para um dia se infiltrar nos EUA , através da "barriga mole " da fronteira sul mexicana.


Como The  Blaze relatou, " os esforços de conversão do regime iraniano estão se tornando cada vez mais agressivos, especialmente através da Internet, com o objetivo de conduzir operações contra os interesses dos Estados Unidos no hemisfério ocidental, de acordo com funcionários do governo dos EUA, que falaram sob condição de anonimato devido à natureza do seu trabalho na região."


Durante uma audiência, Roger F. Noriega, ex-secretário de Estado adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental no governo do presidente George W. Bush, declarou : "Diz-se que onde quer que o Irã vai, o Hezbollah não está muito atrás ."


"O Hezbollah não é um lobo solitário . Neste Hemisfério conta com o apoio político, diplomático, material e logístico de governos - principalmente Venezuela e Irã - que têm pouco em comum, a não ser a hostilidade aos Estados Unidos" , disse Noriega , que agora participa do think tank conservador American Enterprise Institute.


O grupo terrorista usa o contrabando, lavagem de dinheiro e de angariação de fundos em colaboração com
"narcotraficantes bem financiados e grupos de guerrilha" da América Latina ", disse Noriega . Além disso , a companhia aérea estatal venezuelana, Conviasa , opera vôos regulares entre Caracas e Damasco e Teerã", proporcionando ao Irã , ao Hezbollah e narcotraficantes associados meios sub-reptícios para mover pessoal, armas, contrabando e outros produtos."

"Hoje , a Venezuela é um aliado-chave da República Islâmica do Irã, e isto traz a batalha assimétrica à porta dos Estados Unidos", acrescentou.


---
O que o Brasil, Argentina e Colômbia pensam disso?

Em geral , a resposta deles é: "que nada, não existe isso, isso é histeria dos americanos". 

Bom, a Argentina já sofreu dois ataques terroristas do Hezbollah (com participação de autoridades do Irã) e já foram encontrados vários terroristas entre nós, brasileiros.

 

Nenhum comentário: