sábado, 4 de janeiro de 2014

Por que Devemos Acreditar na Seleção Natural? E na Aspirina?


O site da Veja deu notícia no Brasil de que 33% das pessoas nos Estados Unidos não acreditam na seleção natural. Mas por que devemos acreditar na teoria da seleção natural?

A seleção natural é apenas uma teoria, que está em constante debate, não é matéria vencida cientificamente. Para ler uma ótima posição de críticos da teoria da seleção natural, leia livro dos cientistas Jerry Fodor e Massimo Piatelli-Palmerini, eles mostrarão os erros (até básicos e lógicos) da seleção natural e o tanto de cientistas que discordam da teoria. Aqui no blog, eu também já falei do livro Signature in the Cell que também revela os erros de Darwin e os espaço para Deus na criação. Também falei de pesquisas com bebês que discordam de Darwin.

Então se é apenas uma teoria, se há inúmeros biólogos que discordam da seleção natural, por que devemos acreditar nela? Por que tanta gente acredita que alguém que não crê na seleção natural é alguém estúpido?

Porque o mundo moderno quer afastar a religião do debate científico.

O cientista William Briggs explica muito bem isso no seu blog (aliás um blog fantástico para quem quer entender os erros de pesquisas científicas).

Vou traduzir aqui parte do que diz Briggs (em azul):

Quantos americanos sabem como funciona um motor de combustão interna? Não há números, mas digamos: "Talvez metade, talvez mais ". Teste, pedindo a seus amigos e vizinhos a próxima vez que ligar o carro: "O que faz essa coisa ir?"
  
Aspirina: quantos sabem como ela funciona? Certamente não mais do que dez por cento. Talvez um pouco mais pode te dizer o que uma CPU faz. Talvez menos sabem que seus telefones celulares são na verdade rádios; menos conhecem como as ondas de rádio são propagadas. 

Isso é só o lado prático das coisas. Pergunte a qualquer um para explicar a teoria da relatividade especial, ou gravidade, ou para definir um quark,  ou o que a integral indefinida de exp ( x ) dx é, ou o que acontece em uma sinapse, ou mesmo o que é uma sinapse, ou como um trovão é produzido, ou a diferença entre fissão e fusão , ou ... 

Você entendeu. Não mais do que uma fração das pessoas sabem essas coisas, os seres humanos são muito mais interessados ​​em suas próprias vidas diárias do que nas abstrações que são de qualquer maneira "manipuladas" por um pequeno exército de voluntários de geeks e cientistas.
  
Agora, quantas pessoas entendem de evolução? Deve ser mais ou menos a mesma porcentagem de pessoas que conhecem aquelas coisas. Mas quem se importa se as pessoas entendem de evolução - seus mecanismosd, construções teóricas, limitações, quando o que realmente importa é se as pessoas acreditam na evolução. 

Todo mundo acredita nos poderes da aspirina e da gravidade, mesmo que eles não entendam. Mas quantas pessoas acreditam na teoria das cordas ou acreditam na teoria da paisagem de energia de dobramento de proteínas? Não só muitos que não acreditam nessas coisas, eles nem dão a mínima. 

Mas a evolução é diferente. Aqui crença é obrigatória, a própria marca da civilização. O entendimento é irrelevante. Você tem de ter fé, e fé pública para isso. 

Assim, não houve muita angústia sobre a nova pesquisa realizada pelo Pew Research (esqueça as perguntas ambíguas da pesquisa) onde foi revelado que apenas cerca de três em cada cinco adultos "acreditam" na evolução. 
 
Só ateus e fundamentalistas leem a Bíblia literalmente. 


Ateus estão interessados ​​em evolução não por uma questão de conhecimento científico - se eles estivessem, então, iriam gemer e gemer alto que a população não entende o dobramento de proteínas ou como definir inércia. A demanda pela crença é a ideia de que a evolução acaba com Deus e com explicações religiosas sobre o papel da humanidade. Para o ateu, dizer que você acredita na evolução é equivalente a dizer que você não acreditar em Deus. 

Isso é um absurdo. E falso. E estúpido, especialmente porque os ateus se consideram como seres mais racionais do que você. É perfeitamente possível ser um ortodoxo, amante da doutrina, politicamente incorreto cristão e "acreditar" , e até mesmo entender evolução, como é o caso , por exemplo, de alguns católicos e protestantes. Evolução não dispensa a ação de Deus. Nenhuma ciência (definida como investigação) tem o poder de fazer isso.


---

Se vocês estão curiosos sobre de onde tirei a charge que encabeça este blog, visitem o excelente site Sword of Peter.

Finalmente, inscrevam-se no blog de Briggs e aprendam bastante,

Nenhum comentário: