terça-feira, 25 de maio de 2021

Mercado Não é Neutro Moralmente

Acima, vemos Papa Francisco querendo combater o uso de bitcoins (criptomoedas), porque essa moeda consume muita energia na sua produção e assim supostamente prejudicaria o clima. Uma argumentação científica que Francisco não tem capacidade de responder. Mas o argumento aqui é que hoje, além de Francisco, empresas se posicionam politicamente mais do que nunca. Mostrei aqui a questão da Coca-Cola, da Nike e da American Airlines. Por que elas fazem isso? Não deveriam ser tolerantes para ganhar dinheiro?

Muitos liberais e economistas adotam, até de forma inconsciente, a tese do "doux commerce". Tese do Iluminismo que considerava que o comércio (o mercado) iria pacificar os povos e trazer tolerância religiosa, ideológica e cultural. Do tipo não importa o que você pensa e para quem você reza, vamos fazer negócio e  ganhar dinheiro juntos.

Claramente, essa tese não funciona, uma vez que o próprio negócio envolve algum arranjo ideológico e mesmo teológico. E o mercado vai apenas acelerar as diferenças que foram decididas de forma ideológica e teológica pela sociedade.

Eu argumento muito sobre isso, em diversos aspectos, no meu livro Ética Católica para Economia.

Lembrei hoje disso ao ler um artigo de Mark Movsessian, no site First Things que trata justamente disso. É um artigo bom, apesar de faltar um pouco de profundidade na argumentação.

Mas ele diz um ponto central: não é o mercado que cria tolerância, como diz o doux commerce, mas a tolerância (o desprezo por religião e pela cultura) que supõe criar um mercado neutro, que nunca existirá.

Com relação a Francisco, se ele se detivesse na Doutrina Católica, ele teria muito mais respostas adequadas ao mercado financeiro contemporâneo e seria levado muito mais a sério.



2 comentários:

Anônimo disse...

Não sou um entusiasta das criptomoedas, não tenho qualquer partícula de dinheiro (não sei como se chama) nesse modelo. E já aprendi a ignorar 99% do que o Papa Francisco infelizmente comunica. Já me revoltei mais, mas... aprendemos que é uma perda de tempo.

Porém sobre o tópico em si, já vi muitos defendendo as criptomoedas como um modo de proteção contra sistemas bancários centralizados, usando inclusive o Great Reset como argumento que corrobore essa tese.

Mas aqui acho que é apenas uma questão de tempo para que os próprios Bancos Centrais introduzam suas "criptomoedas oficiais" e o Estado arranje algum jeito para impedir o avanço das tais.

(assim como reduziram iniciativas "livres" ao ostracismo, como a Napster por exemplo)

Sem me alongar na questão das criptmoedas, queria apenas tecer alguns comentários correlacionados.

Um ponto que me incomoda é a atual dependência que hoje temos dos tais "sistemas". Desde coisas simples:

1) Caixa Eletrônico do Banco X não funciona, vou procurar um ATM 24h e torcer para que esteja funcionando;
2) No Caixa do Supermercado, o cartão não passou por falta de comunicação. "Tem outro cartão Sr?"

Tudo é virtual. Meu saldo em conta aparece na tela do meu celular. Assim como já ocorreu (por erro de comunicação) de não aparecer nada.

E vivemos sempre naquele modo automático de achar que determinadas coisas jamais acontecerão.

Ataques biológicos?
Um pai não poder impedir que seu filho adolescente mude de sexo?
Um Papa não ser Católico?
Clero satanista?
Nova Ordem Mundial?

Tudo teoria da conspiração.

Ou vivemos achando que erros do passado jamais acontecerão novamente (alguém lembra de março de 1990?)

Quantos possuem suas reservas de forma totalmente digital. Na poupança, em fundos, em ações, parado na conta corrente.

E cedo ou tarde algo acontecerá. Mas não se preocupem, afinal seremos felizes! Não é isso que diz Klaus Martin Schwab?

"Você não será proprietário de nada, e será feliz"

Obviamente, isso está sendo muito bem orquestrado, somos tal qual sapos numa panela, tomando um banho agradável numa água morninha.

Se alguém aparecer avisando que abaixo da panela há fogo, será visto como um louco, alguém que propaga "teorias da conspiração".

O Estado vai sempre lutar para nos tornarmos cada vez mais dependentes dele.

O que você, que vive num apartamento, que depende de toda uma cadeia para ter uma mísera gota de água saindo da torneira, que tem seu dinheiro totalmente digital, que se o seu cartão não passar você não consegue comprar sequer uma banana.

O que você vai fazer quando um desses dias "inimagináveis" chegar?

"Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra. Atenção: que isso não vos perturbe, porque é preciso que isso aconteça. Mas ainda não será o fim. Irá levantar-se nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares. Tudo isso será apenas o início das dores."
São Mateus, 24

... apenas o início das dores

Porém no versículo 13 diz:

"Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo."

Que Maria Santíssima interceda por nós.

Isac disse...

O papa Francisco se intromete em muitas áreas das quais tem pouco conhecimento, isso é o que se percebe, como uma Greta Thumberg II, "perita" em ecologia!
Dá-se isso, se não é que determinados pronunciamentos dele, quiçá sejam heréticos, como diz o nosso profeta (Isaías) D Viganò!
Ainda mais em economia da NOM com suas criptomoedas para miserabilizar ainda mais a sofrida e escravizada população.
Aguardemos - piorará muito por adoção das sinistras ideologias merecidamente a desastrosa situação!
Com apoio do papa Francisco e suas amadas esquerdas-NOM!