sexta-feira, 7 de agosto de 2020

A Igreja Católica no Brasil 🙈🙈🙈🙉🙉🙉🙊🙊🙊

Não costumo escrever muito sobre problemas brasileiros, nem sobre questões econômicas brasileiras, nem sobre questões religiosas. Meu blog começou quando eu morava no Reino Unido, a ideia era passar para leitores em português questões econômicas, internacionais ou teológicas que não chegam a eles pela mídia tradicional ou social. A ideia era adicionar informação, não repisar assuntos já extensamente debatidos no Brasil.

Também não gosto de falar sobre algo se alguém já disse o que precisa ser dito. Se eu não for acrescentar nada com meu ponto de vista, melhor eu silenciar.

Outra coisa é que em muitos aspectos o Brasil é sim desimportante. Tanto no aspecto comercial (Brasil representa por volta de 1% do comércio global), como no aspecto político (o que nossos governantes têm para ensinar ao mundo?), nem no aspecto juridico (o que nossos juristas contribuíram para a doutrina legal do planeta?), como no aspecto de questões internacionais (Brasil não tem muito a acrescentar ao debate internacional, só se destaca quando o assunto é ambiental), e Brasil é ainda mais desimportante no debate teológico do mundo (o que sai da Igreja Católica no Brasil que exalta Cristo?). Em termos religiosos, o Brasil se destaca por ser o país do espiritismo e da igreja pentecostal, mesmo tendo uma enorme população que se diz católica.

Ir a uma missa no Brasil, sendo um leigo que conhece minimamente os dogmas da Igreja, é muitas vezes uma tortura, ao se ouvir as homilias que são ditas pelos padres. Diz-se teologicamente que ir a missa é um sacrifício, mas não se pensava nas homilias brasileiras quando se definiu assim as missas dominicais.

Ontem, o site brasileiro Fratres in Unum, um dos melhores sites católicos do Brasil, foi destaque na Itália (no site do Marco Tossatti) e site americano Crux (com repercusão no site Canon 212), por conta de uma carta assinada por milhares de padres e centenas de bispos brasileiros contra Bolsonaro.

O que nós mostramos ao mundo foi novamente a desgraça da Igreja Católica no Brasil.

Essa dos padres com "abelhinhas" é de lascar. Padres cantores sexualizados que são detonados por leigos facilmente, leigos que nem católicos são, é só uma amostra de nossa enorme penúria.

E o povo brasileiro repete que Deus é brasileiro! Putz. 

Valei-nos Nossa Senhora.

Maranatá.



14 comentários:

Rafael P. disse...

Minha Paróquia (e talvez ex-paróquia, estou no processo de decisão) é da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, conhecidos como SCJ ou mais popularmente chamados de Dehonianos (Fundador Padre Léon Dehon).

Dessa congregação tem o Padre Zezinho, famoso por várias músicas como a "Música da Família", Padre Joãozinho (também cantor) e o Padre Fábio de Melo.

Meu irmão começou sua formação de seminário pelos Dehonianos. Deveria ser (em teoria) uma boa congregação pois a formação começa com os primeiros anos de Propedêutico, depois Filosofia, viram "Fraters" com os devidos votos, por último Teologia. Em média, uns 12 anos de caminhada até virarem diáconos e posteriormente a ordenação sacerdotal.

Eu era jovem (em torno de 14/15 anos de idade) e eventualmente passava uns dias de férias com meu irmão. E é uma rotina de oração e estudos durante o dia inteiro, começando antes das 06h, café da manhã, atividades laborais de manutenção do seminário, a tarde estudos, intercalando sempre com as orações da Liturgia das Horas, Missa a noite, rosário e descanso.

Deveria ser (novamente, em teoria) um bom lugar para formação de santos padres.
Mas como que esses jovens que passam tantos anos em oração/formação saem dessa maneira? É de se espantar não é?

Meu irmão saiu da congregação e foi ordenado diocesano. E acho que foi a melhor coisa que ele poderia ter feito. Porque infelizmente ele corria grandes riscos de cair nos mesmos erros que esses padres tem caído.

(continua...)

Rafael P. disse...

(parte 2)

Não quero julgar a congregação inteira. De congregações manchadas como dos Franciscanos, Carmelitas e Jesuítas saíram grandes santos. E não devemos nos espantar pois na própria Santa Ceia já existia um traidor.

Porém, é fato que a formação tem sido um grande problema. Lembro muito bem de meu irmão estar chateado (logo no início do seminário) pois na faculdade de Filosofia ele já escuta coisas que não eram, digamos que "Católicas". E assim ocorre também na Teologia, talvez até de maneira pior pois a Teologia é no degrau anterior à ordenação.

E esses padres depois viram formadores, e vira um loop sem fim de erros atrás de erros sendo propagados. Uma paixão de querer fazer parte da comunidade, caindo no erro de fazer parte do mundo, ao invés de tirar as pessoas do mundo. E assim já escutei muitas barbaridades em homilias que me pergunto como um Padre poderia ter dito aquilo que eu ouvi.

E digo mais: Entre os ruins, eles são vistos às vezes como "menos piores".

A Igreja abandonou Santo Tomás de Aquino, padroeiro aqui do blog. E abandonando Santo Tomás e a formação escolástica abandonaram o próprio Cristo na cruz, tudo em nome de um novo "Humanismo". Negaram a Cristo como Pedro, e precisam retornar à Cristo como São Pedro retornou fazendo uma nova profissão de fé. A Igreja precisa dessa nova profissão de fé, e retornar de onde ela jamais deveria ter saído.

Enquanto não retornarem, nada deverá nos espantar. Será daqui para pior.

Rafael P. disse...

"Jesus disse também a seus discípulos: “É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos."
São Lucas, 17

Rezemos pelo clero.

Rafael P. disse...

Dr. Pedro,

Se você quiser um grande choque de realidade, aconselho o canal do Padre Neves:

https://www.youtube.com/channel/UCaEjewcqEZF0X7GkTa1xmEw

Eu não sei exatamente como encontrei esse canal. Porém já escutei boa parte das homilias, um padre simples, que celebra em locais muito simples, porém as homilias são de uma riqueza muito grande. Não espere grandes produções de vídeos, a melhor qualidade de captação do áudio.

Porém até o momento não encontrei nada que vá contrário à fé. Sim, é até feio falar algo assim, mas diante da realidade a gente tem que cuidar até com o que os Padres falam.

São catequeses riquíssimas. Digo que é um padre extremamente raro. Para mim foi um grande achado tê-lo encontrado.

E por isso, fazendo um contraponto com o Padre Tatuado, recomendo o Padre Neves.

Pedro Erik Carneiro disse...

Caríssimo, muito obrigado, pelo comentário. Que seu irmão siga em Cristo. E a gente também.

Grande abraço,
Pedro Erik

Adilson disse...

Boa postagem, dr Pedro. Boa no sentido de nos confirmar aquilo que os leigos devotados já sabem. Porém, sua postagem é entristecedora, pois reafirma o que já sabemos: a pobreza católica no Brasil.

Duas coisas me vieram à mente:

1) é difícil de aceitar a ideia de que o catolicismo no Brasil é uma tristeza aguda por causa do CV 2, pois me parece que a coisa vem de longe, já antes do século XVIII (claro, depois). Suspeito bem antes de Pombal. Ora, a Igreja na França sofreu infinitamente mais que a Igreja no Brasil, e mesmo assim só confirma a grandeza do catolicismo; evidentemente, há aquele lado progressista interno que sempre agiu contra a Tradição. Enfim, fico me perguntando: mas o que, e a partir de quando (se houve um quando), o catolicismo se tornou tão assim, desse jeito? E o que nos falta? Padres e bispos? Teólogos?

2)Quando eu era protestante, eu sempre dizia que a Igreja Católica era uma piada sem graça. Hoje, sei que eu estava errado, porque eu também era miseravelmente pobre, mas também sei porque eu o dizia: sua postagem me fez relembrar isso; ou seja, eu dizia aquilo porque eu NÃO VIA a GRANDEZA Católica que hoje sei que há em alguns lugares, e que sempre houve: grandes homens e santos. E mais: hoje eu falo pra mim mesmo que a Religião Católica é a Religião mais difícil do mundo, porém a verdadeira, mas que as próprias dioceses a tornam sem vida e tão vulgarmente semelhante, e muitas vezes pior, às outras.

Pra finalizar: se não fosse seu blog, muitas coisas nos passariam despercebidas; claro, depois surgiram outros canais no youtube bem informativos que nos trazem noticias estrangeiras, como o canal DESDE A ESPANHA.
Rapidinho! Uma "noticia" que NÃO foi noticiada: em Recife, graças a Deus, ocorrem missas tridentinas celebradas por alguns padres diocesanos. Estive lá no final do ano passado, e já estou voltando de uma vez. A Diocese de lá deu-lhe um velho oratório para as missas serem celebradas, erroneamente chamada de Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Então: o tal oratório precisou ser reformado, e o que aconteceu? Os católicos tiveram de tomar emprestados (vejam só) templos evangélicos dos hereges pentecostais para celebrar as missas (se entrar no canal Missa Tridentina em Recife verão, caso não tenham removidos).

Como eu sei que eram templos de hereges? Eu vivi nesses lugares durantes muitos anos, e se há algo que sinto o cheiro de longe são as coisas daquele povo, inclusive sua mentalidade e os cacoetes de seus cultos, que aliás já foram introduzidas nas paróquias católicas de muitos e muitos lugares, inclusive nas missas televisivas. Isso inclui até a linguagem deles nas homilias dos padres. Quando olho para as tais TVs católicas infestadas com aqueles leigos estúpidos e padres imbecilizados, a primeira coisa de que me lembro são de meus velhos anos na heresia da seita dos pentecostais.

Como o senhor disse, dr Pedro: Valei-nos a Santíssima Virgem Maria!

Horácio Ramalho disse...

Saudações. O Prof. Pedro descreveu em poucas linhas o quê é o Brasil no mundo e como isto nos posiciona nele: somos quase nada e nossa voz não ecoa nas grandes discussões do mundo. Somos como uma despensa de produtos primários e com uma grande quantidade de gente trabalhadora, mas com uma quantidade considerável de indivíduos metidos à espertos. Sempre buscando vantagens e ganhar tudo sem esforço. Somos um país grande, mas poderíamos ser um grande país. E parece que a Igreja no Brasil segue o mesmo padrão. Se não for algo na água dos seminários (que aparenta não ser benta), só pode ser a formação dos sacerdotes. Não estão formando defensores do Verdadeiro e Único Deus, o Deus Uno e Trino que devemos adorar acima de tudo e todas as coisas, incluindo nós mesmos. Não abordam a sã doutrina, a Tradição e o Magistério, não falam dos escritos dos Padres da Igreja; do sacrifício dos mártires, pouco ou quase nada nos é apresentado. Os novíssimos, descobri sozinho e apesar de meus muitos pecados, sempre me recordo deles. Em vez de ensinarem uma fé sólida que mira a eternidade e nos da força para caminhar neste vale de lágrimas, vejo um sentimentalismo barato e infantil que quando confrontado pela áspera dificuldade da vida e mesmo a morte, empurra os 'católicos do IBGE' para alguma seita protestante. Mas como sou do 'pior' tipo de católico que existe (do tipo teimoso, que quanto mais difícil fica a vida, mais a minha Fé aumenta), não me admira um padre com tatuagem. Pior que um desenho na carne, acho que é a teologia da libertação e a heresia gangrenando a alma. Mas como minha mãe gosta de dizer, "Deus, e nada mais".

Isac disse...

Sei que o Pe Zezinho, cantor de belas músicas, era defensoríssimo dos vilões Lulasno e sua assecla Maria Bunita, 2 comparsas da TL e serviçais da maçonaria, idem aquele!
Pintei e rabisquei com ele pelos seus desprocedimentos como sacerdote, péssimo exemploem sua página no FOICEBOOK, pelo uso de anel de tucum-TL, no entanto, nunca, nada me respondeu!
Não possuiria argumentos convincentes e preferiu se calar, melhor!
Idem com D Hummes, perguntando se acaso seria maçon; nada me respondeu, também, e me cortou do FOICEBOOK!

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado aos grandes amigos, pelos excelentes comentários.

Grande abraço,
Pedro Erik

Marat da Silva disse...

Que a Paz, Luz e Amor de Cristo esteja com todos.
.
Meus irmãos em Cristo, eu não diria a Igreja no Brasil, mas sim, A Igreja está cada dia mais empobrecida, falo isso pelo fator humano.
É tão certo como o nascer do sol diariamente, que um dos objetivos primordiais do nefasto marxismo é acabar com o Cristianismo, eu vejo isso sendo feito de dentro para fora.
O Papa Pio XII em 1949, decretou que qualquer católico que colaborasse com organizações de natureza comunista ou socialista, estaria automaticamente excomungado. No entanto, vemos "católicos" se associando à ideias e/ou saindo em defesa de "ismos", que em essência desvirtuam a Igreja.
Anteriormente Pio IX, 1846-1878, chamou o socialismo/comunismo de "criminosos sistemas", na encíclica Noscitis et Nobiscum, 8/12/1849.
Mesmo diante de todas as observações, avisos e recomendações desses sábios homens, em algum momento o "Orai e Vigiai", foi e é negligenciado no seio da nossa Igreja, assim é que ela empobrece e desvirtua-se.
Peço ao nosso Pai que ilumine à todos na busca da Verdade, quela que nos faz livres.

Adilson disse...

Dr. Pedro,

me perdoe por postar mais um comentário.

Hoje pela entrei na página Fratres In Unum. Passei um bom tempo por lá lendo alguns artigos e não resisti: dei muitas boas risadas, especialmente onde se expoõe as confusões e os comportamentos muito embaraçoso do pessoal da Montfort, especialmente do Alberto Zucchi, herdeiro e "sumo pontífice" da sociedade Montfort.

Bom, como sua postagem comenta os terríveis desastres do catolicismo, então após a leitura de alguns artigos, conclui que, me parece, esse mal ronda até entre os tais "guardioes" da Tradição e do Catolicismo. Me parece que esses guardiões se ocupam mais de desdenhar dos outros e expor rancores do que mesmo se esforçar por colocar a luz da piedade e levá-la aqueles que tanto carecem; e talvez seja isso um dos vários motivos por que os movimentos evangélicos cresceram tanto. Parece que os apóstolos da Montifort gastam muito tempo em nutri richas, desprezo e falta de caridade para com outros.

O bom católico do sr.Zucchi é realmente uma figura emblemática: não suporta ouvir o nome do memorável Plinio Correa. Em 2015 o cardeal Burk falou belas palavras em memória do sr Plinio, e isso foi demais para a pureza do carinha! Meu Deus! Como pode um católico sequer respeitar o sono de um grande católico? Tudo bem, não concordar e criticar algum católico com mais reconhecimento do que ele, mas destilar ataques gratuitos, como se o o mundo inteiro fosse obrigado a ouvir e aceitar, aí já de mais! Me parece que na Montfort há uma tradição de desprezar o memorável Plinio: será, meu Deus, que o pessoal de lá vão viver o último dia nessa Terra sem dá descanso para o finado?

A gota d'água do sr Zucchi pra mim, foi quando ele descarregou todo um furor e desprezo para com os Arautos do Evangelho após esta sociedade ter sido difamada e atacada pela TV Globo. O cara não teve nem mesmo comiseração e nem aquela caridade que se espera de um bom católico até mesmo para com o pior dos homens, o mais miserável e até o mais terrível dos pecadores. Putz, xingar a Missa no novo rito de porcaria (vi o vídeo) é de uma miséria tremenda. Tudo bem não deseja a missa nova, mas atacá-la com as mesmas palavras que os inimigos da Igreja atacam o Catolicismo aí é demais!

Gosto muito, e de certa forma, amo toda sociedade que difundi e leva a fé católica. IBP, FSSPX, IPCO, Arautos do Evangelho, etc. Todos levam a fé católica. Todavia, há algumas sociedades que vão mais além, como os Arautos do Evangelho: eles vão nos lugares mais pobres, distantes e periferias. Já vi alguns jovens deles indo visitar os lares em periferias onde os engomados jamais desejarão ir, pois não é facil mexer com um povo dominado pelo flagelo da ignorância.

Segundo o Fratres in Unum agora tem até briga entre o sumo-pontífice da Montfort (Zucchi) e viúva do saudoso Orlando. Há disputa tá grande pelos espólios. Esperar o quê? Os caras vivem toda a vida só em contendas e condenando tudo e todos; a boca fala o que o coração tá cheio.

Eita povo complicado, viu! Por isso é importante que os católicos lutem por missas tridentinas ofertadas pelas dioceses, pois os católicos ficam isentos de toda essas confusões e intrigas.

Pedro Erik Carneiro disse...

Isso tudo é muito triste, meu caro Adilson. Até mesmo os santos são pecadores, e eles sabem disso.

Devemos respeitar muito quem respeita a nossa fé. Já temos inimigos demais.

IPCO, Arautos do Evangelho e Monfort têm muitas diferenças. Todos eles cometeram erros até graves. Mas creio que em seus amagos defendam a verdade de Cristo.

Rezemos

Isac disse...

Abusando de seu espaço aqui, já certamente sabe que faleceu o apóstata herético D Pedro Casaldáliga, deus da TL e recebendo condolências apenas dos diabos ambulantes, Lula, Dilma, Stédile e doutros idem serviçais capachos dos globalistas-maçonaria!...
Destinando-lhe o Requiem aeternum?
Deixe co'os vermelhos-TL!
Era nosso inimigo por sê-lo de Cristo Jesus!

Isac disse...

Confira o que o Gatão disparatou e admitiria ser CHIPADO:
https://https://www.youtube.com/watch?v=pjLLX31ewvU