terça-feira, 11 de agosto de 2020

Bíblia como Livro de História

 



A Bíblia, além de apresentar a revelação divina e de ser uma literatura realmente espetacular e avançadíssima sob diversos aspectos, é também um livro de história. Eu já tive a oportunidade de contar aqui como eu percorri o British Museum seguindo os artefatos históricos que sustentam o que diz a Bíblia. É um percurso especial do British Museum.

Apresento para vocês agora uma Bíblia Católica que procura especialmente mostrar a história da grande aventura feita pelos judeus e cristãos contada pela Bíblia.

A Bíblia se chama The Great Adventure Catholic Bible, feita pela Ascension Press. Para comprar esta Bíblia, eu tive que pedir a ajuda de uma grande amigo que é americano que viajou aos Estados Unidos e trouxe para mim. A Ascension Press não estava entregando no Brasil.

Essa edição da Bíblia traz um plano de leitura da história da Bíblia, selecionando os livros bíblicos que mostram o caminho histórico da salvação.

O plano de leitura é basicamente ler 4 capítulos por dia desses livros. Ao fim de três meses, se você fizer isso todo dia, você terá lido a história bíblica inteira.

Claro que se perde muitos livros bíblicos no plano de leitura, mas, ao fim de três meses, você terá uma ótima visão da história contada pela Bíblia.

A Bíblia está em inglês, mas você pode usar a sua própria Bíblia.

Eu acabei de ler meu plano de leitura hoje. Aqui vai uma foto de meus rabiscos do plano de leitura. Ampliem a foto abaixo, peguem a Bíblia que vocês possuem façam o plano de leitura. A The Great Adventure traz muito mais informações mas o Plano de Leitura pode ser feito com a Bíblia de vocês.



  

O que mais me impressionou lendo a história dos judeus e cristãos? Bom, eu já tinha lido várias partes, mais fiquei muito impressionado pela história contada pelos Macabeus, pelos aspectos católicos, pela sua descrição do período histórico, por falar dos romanos, espartanos e árabes, por Deus se mostrar muito mais distante dos judeus do que se apresentava no tempo de Moisés e  Davi e por ter aspectos da Guerra Justa. Aliás, se um dia eu for reescrever meu livro de Guerra Justa, eu falarei bem mais dos Macabeus.

2 comentários:

Nelson Barretto disse...

brado de inconformidade dado outrora por Judas Macabeu, mais vale morrer do que viver numa terra devastada e sem honra!.

Emanoel Truta disse...

Bom dia Pedro.


Muito obrigado por compartilhar.

Viva Cristo Rei!

Emanoel