domingo, 15 de agosto de 2021

A Igreja Católica pode Ser Destruida?

Certa vez, dois amigos economistas que são ambos professores de economia nos EUA, publicaram um artigo usando "teoria dos jogos" (abordagem microeconômica) para tratar de terrorismo. 

Sabendo que eu tinha publicado sobre terrorismo Islâmico  no exterior, um deles pediu para eu avaliar o artigo. 

A minha resposta foi (eu podia ser direto pois eram amigos e já professores): vocês demonstraram que não sabem nada de terrorismo no artigo. Pois trataram o terrorismo como se fosse uma ideologia localizada em uma região ou país, que podia ser derrotado simplesmente com o domínio territorial da região ou do país.  Sei que fizeram isso para facilitar o "jogo" que usaram, mas não mostrem isso para nenhuma pessoa que saiba o que é terrorismo. 

Me lembrei disso ao ver um post do Padre Z, no qual ele lembra que Nosso Senhor falou que a Sua Igreja não seria nunca vencida pelo inferno. Padre Z argumenta no entanto que Nosso Senhor não disse que a Sua Igreja em Roma ou nos Estados Unidos nunca seria derrotada.

O terrorismo Islâmico é plenamente baseado na fé islâmica e na vida de Maomé (o que é praticamente a mesma coisa). Não é um território, é uma doutrina, um modo de pensar. O terrorista Islâmico pode ser seu vizinho. 

A fé católica, a fé em Cristo, pode estar em qualquer lugar, não depende de paises, nem de cultura.

Cristo prometeu que ele vence e vencerá.  Podemos ver isso todo dia. Não precisamos do juizo final, nem de papas.

O Padre Z nos remete para um podcast do jornalista católico Damian Thompson que discute justamente se a Igreja Católica está sendo destruída pelo papa Francisco.  Thompson ressalta i) o julgamento do bispo argentino Gustavo Zuchetta por abuso sexual contra homens (Francisco protegeu Zuchetta no Vaticano e o nomeou bispo); ii) o julgamento do Cardeal Becciu por corrupção. Becciu foi nomeado cardeal por Francisco; iii) o documento Traditionis Custodes; e iv) acordo Vaticano-China

A questão de que a Igreja de Cristo não será vencida pelo mal não é tão simples. O que é a Igreja Católica?  É a  noiva de Cristo.  Onde ela está?  No coração dos homens. 

Lutemos pela Igreja de Cristo em todos os lugares a partir do nosso amor por ela. 


3 comentários:

Rafael Pauli disse...

Posts atrás discutia com o Sr. Adilson sobre o futuro da Igreja numa série de comentários:
(https://www.blogger.com/comment.g?blogID=7154001673852400625&postID=4819050167995460922&isPopup=true)

Lá eu traçava dois caminhos, um visto por uma visão puramente humana/natural, outro visto de forma sobrenatural.

Enquanto confiarmos em homens, certamente a Igreja ruirá ainda mais. Para muitos parece que já ruiu bastante e o suficiente, mas humanamente ainda falta muita coisa. Cito por exemplo:

Ainda não tivemos a derrubada do celibato, mulheres "padres", autorização para aborto, anticoncepcionais, matrimônios gays, intercomunhão com Igrejas Protestantes, reabilitação de Lutero, autorização para comunismo/maçonaria e afins, ou a própria negação formal de algum dogma.

Então enxergo que por pior que esteja, ainda teria muita coisa para acontecer. (e a lista acima poderia ter inúmeros outros itens).

Talvez um ponto ou outro ainda poderá ocorrer. Mas também creio na promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo quando Ele afirma que "esses tempos seriam abreviados".

E convenhamos, o número de verdadeiros católicos é ínfimo. E não estou falando desse número na sociedade. Mas de católicos dentro das paróquias, desses que vão à Missa todo domingo.

Católicos de fato acreditam na presença real, que acreditam no inferno eterno, que buscam viver no estado de graça, que repudiam o mundo e suas falsas verdades (anticoncepcionais, uniões estáveis, gayzismo), que acreditam que casais em segunda união não podem comungar, que acreditam que somente com um olhar impuro é possível ser condenado eternamente ao inferno.

Quantos "católicos" de missa dominical que se encaixam nos itens acima?

Esse número é extremamente ínfimo (redundância proposital).

Sem querer ser milenarista, não me entendam mal.
Mas convenhamos, entre os bilhões de pessoas no mundo. Qual a porcentagem de pessoas que de fato são verdadeiras católicas?

"Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"

Tem os que acham que está tudo bem.
Eu sou mais pessimista.

Sigo a São Leonardo de Porto Maurício que em 1.700 já falava que a quantidade de pessoas que vão ao Inferno é muito superior ao pequeno número dos que são salvos.

1.700
Imagine o que ele diria sobre 2021...

A quem não conhece, tem um sermão dele em forma de livreto chamado:

O Pequeno Número Daqueles que São Salvos (de apenas 18 páginas):
https://alexandriacatolica.blogspot.com/2011/01/o-pequeno-numero-daqueles-que-sao-s.html

Ótima leitura para buscar a conversão.

Portanto, para finalizar:

Creio que ainda vai piorar muito. Fora a convulsão social que se aprofundará em pouquíssimos anos.

Estejamos preparados. O dia não sabemos, porém virá como de assalto.
Fato é que se viesse hoje, não deveríamos nos surpreender, vivemos tal qual Sodoma e Gomorra (talvez até pior).

Emanoel Truta disse...

Ótimo post Pedro. Tanto que Nosso Senhor Jesus Cristo se pergunta se achará fé na terra: a fé Católica.

Viva Cristo Rei.

Isac disse...

OS MEMBROS DA IGREJA PODEM EM GRANDÍSSIMA PARTE APOSTASIAREM-SE OU SINCRETIZAREM-SE, SUBJUGAREM-NOS POR DESCONHECEREM A VERDADE, MESMO SEREM QUASE TODOS DESTRUÍDOS E CADA VEZ MAIS COMBALIDOS NA FÉ!
Por outro lado, diferenciamo-los da Igreja, a qual é o Corpo de Cristo! Ele a Cabeça, portanto, obra de Deus - Ele mesmo - impossível em si mesma de ser destruída! Col 1,18, 1 22-23, Ef 12-12+ etc.
Discordando com respeito em parte do R Pauli, o traste sectário Lutero está entronizado, com sua imagem dentro do Vaticano como "Testemunho do Evangelho" - sim, dos apócrifos, como o de Tomé, M Madalena etc.- e as uniões gays veladamente aprovadas, dada a receptividade do papa Francisco a esse pecadores públicos em pleno Vaticano, fotografando-se junto a eles, além da proteção a bispos que os ocultam ou lhes são favoráveis, caso Chile-D Barrios, caso Thomas Tobin, eleito pelo próprio papa Francisco, recentemente, para a Congregação dos bispos; a Emma Bonnino, como mais de 10 000 abortos executados por si como "mulher de verdade", e os conluios secretos, com a China comunista, o pagão Islã sunita e de Abu Dhabi estão velados - ninguém conhece os termos dos ocultismos entre o papa Francisco e esses retrocitados radicais anti Cristo!
Os Exmos D Viganò, D Schneider e D L Burke e uns poucos mais são os entendidos a fundo do papa Francisco - creio neles!
Arianismo modelo século XXI!