segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Leigos Italianos dizem a Francisco: Pare de Fazer Guerra contra a Igreja

O jornal italiano Il Foglio publicou uma carta de conhecidos leigos católicos italianos, do último dia 5 de agosto. O assunto repercutiu nos EUA no site Church Miltant e no blog Monday Vatican.

Vou traduzir aqui a carta dos leigos católicos que é bem direta a Francisco. Vejamos abaixo:

---

"O último livro de Andrea Riccardi, fundador de Sant'Egidio e voz conhecida do mundo católico esquerdista, intitula-se "A Igreja Queima. Crise e futuro do Cristianismo ”.

Não escrevemos nenhum livro, não realizamos nenhuma análise detalhada, mas vemos a cada dia o fogo lento que devora e destrói a Igreja Católica na Itália e no mundo.

A renúncia de Bento XVI, agora há oito anos, deixou muitos na desolação e outros na esperança. Já faz algum tempo que se fala do "efeito Bergoglio", aludindo a um renascimento que infelizmente nunca aconteceu. Pelo contrário! A "Igreja nas ruas" permaneceu um slogan sem confirmação na realidade. Pelo contrário, a cidade sagrada do cristianismo, na era do covid, foi a primeira a barricar suas igrejas, dando ao mundo um sinal de total deserção.

Assistimos a vias sinodais que pareceram verdadeiras guerras civis, com manobras empenhadas em garantir uma democracia ao estilo soviético e que conduziram a documentos polémicos e praticamente inúteis. As igrejas, os confessionários e até os cofres do Vaticano estão cada vez mais vazios: um sinal de que o povo de Deus não reconhece a voz dos pastores.

Os católicos chineses, liderados pelo cardeal Zen, sofrem com os acordos do Vaticano com a ditadura comunista chinesa; cardeais que estão ao seu lado, como Becciu, acabaram em escândalos econômicos que não se viam desde os dias de Marcinkus; outros, como Caffarra, Burke, Sarah, Müller, Pell foram humilhados, silenciados e ignorados; outros ainda, muito próximos de você, impediram que a Conferência dos Bispos Americanos se aprofundasse na crítica à pedofilia ...

Como se isso não bastasse, ordens religiosas conservadoras inteiras foram comissionadas e tiveram que sofrer uma perseguição inimaginável, mesmo nos tempos mais sombrios da Santa Inquisição; mesmo personalidades de orientação completamente oposta, como Enzo Bianchi, receberam  suas "misericordiosas" da noite para o dia, com uma dureza sem precedentes. Então, bispos, padres, religiosos ... em todo o país.

A Igreja hoje é um verdadeiro "hospital de campanha" cheio de feridos, que necessita urgentemente não tanto de discursos de misericórdia, mas de misericórdia verdadeira, real, concreta. Da paz.

Sua última disposição contra a chamada Missa em Latim causou ainda mais estragos e divisões, sem qualquer motivação. Por que negar o que seu antecessor havia concedido? Por que humilhar um pequeno rebanho de fiéis, acusando a todos de forma sumária, sem apelação, e como isso parece cada vez mais evidente, sem fundamento?

Assim, passados ​​8 anos, a “igreja arde” como nunca antes: está dividida e dilacerada, na Itália, na China, nos EUA, na Alemanha… como no tempo de Lutero.

Também nós leigos - embora mais livres e não sujeitos a arbitrariedades crescentes no mundo clerical - sofremos com este clima que se tornou pesado, quase irrespirável, este desaparecimento agora total de toda pluralidade sã. A Igreja Matriz parece cada vez mais com uma madrasta, impõe anátemas, excomunhões, comissariados, continuamente.

Por isso, pedimos-vos com humildade: acabe com esta guerra civil na Igreja, como Pai que olha para o bem de todos os seus filhos, e não como chefe de uma corrente clerical que parece querer usar a sua autoridade monárquica sem limites, muitas vezes além dos limites do direito canônico, para realizar uma agenda pessoal ideológica.

Assinam:

Luigi Abeti, 

Tina Abbate, 

Francesco Agnoli,

Sabrina Caporali, 

Teresa Di Chio, 

Claudio Forti,

Silvia Frassinito, 

Giacomo Luigi Mancini, 

Simone Ortolani,

Riccardo Rodelli, 

Manuela Zanzottera, 

Giovanni Zenone


4 comentários:

Isac disse...

DIALOGAR COM O PAPA FRANCISCO PARECERIA TENTÁ-LO COM UM INVETERADO ESQUERDISTA!
Ter-se-ia impressão que, por si ou a mando de alguém ou grupo, predispõe-se cada vez mais intensamente empenhado para dividir e provocar uma espécie de "luta de classes" entre católicos, digladiando-se entre si conservadores x revolucionários, não é imaginável tanta "misericórdia" do papa Francisco?
Constando ser peronista e nunca de direita, é questão de aguardar os próximos lances ou golpes prejudiciais à Igreja, motivo por que somos obrigados por dever de consciência a denunciá-lo - e publicamente!
Concorda?

Pedro Erik Carneiro disse...

Sim, claro, Isac. A defesa de Cristo deve ser feita sempre e de preferência a luz do dia.

Abraço

Horácio Ramalho disse...

Olá Professor Pedro! Eu penso da seguinte maneira, Deus permitiu um Pontífice como o Papa Francisco como a medida calcada para cada um. Explico: diferente de nós seres humanos, imperfeitos e falíveis, arrogantes e cegos pela prepotência, limitados nas faculdades dos sentidos e do intelecto, que nos leva a fazer avaliações de causas de problemas diferentes de maneira errônea, achando que UMA solução pode resolver vários problemas; Deus é onipotente, onisciente e onipresente, de modo que Suas ações possuem efeitos singulares e particulares em cada filho Seu. Isso é óbvio para nós. Assim, vejo que o Senhor nos deu o Papa Francisco para resolver as indefinições e dúvidas de muitos. Dessa forma, para os católicos fiéis, o Papa é a confirmação daquilo que acreditam ao analisarem os frutos do Vaticano II; para os mornos, é o incentivo para saírem da zona de conforto e escolherem um lado; para os que pensam como o Papa, este é, infelizmente, um cego guiando outros cegos, entre sacerdotes, religiosos e leigos para um destino desagradável, com ensinamentos e obstinação sem base nas Escrituras, na Tradição e no Magistério. Uma obstinação que em nada se assemelha com aquela de São Paulo, pois o apóstolo zeloso achava que cuidadava de sua religião e raça ao combater os discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele conheceu o Senhor e calaborou com os ensinamentos da Igreja. Mas já se passaram dois milênios e excluindo os que nasceram em famílias que não são católicos, não há desculpas para que a obstinação seja construída em algo fora da Sã Doutrina Católica, como é a igreja conciliar. Uma pena. Mas como disse mais acima, este é um momento de definição para muitos, como os leigos da matéria citada. Vamos continuar rezando e defendendo da Verdade, pois as promessas de Cristo são inquebráveis e eternas.

Pedro Erik Carneiro disse...

Sim, meu amigo.

Como disse o filósofo católico Dietrich von Hildebrand para Pio XII: "os nazistas moderados são piores. Melhor os que são nazistas abertamente".

Melhor que papas heréticos sejam abertamente heréticos. A guerra fica mais clara e todos são obrigados a escolher o lado que vão defender.

Abraço