sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Saiu no New York Times: "Francisco está Destruindo a Igreja Católica"

Talvez agora a questão chegue no Brasil, pois jornalista brasileiro em geral acha que o New York Times (NYT) dita a pauta dos Estados Unidos (o jornal mais lido, no entanto, é o Wall Street Journal). Jornalista brasileiro que ao menos ler jornal internacional costuma ler só  o NYT, um jornal abertamente esquerdista. Lá o Trump é o demônio, e é assim que é visto no Brasil.

Mas saiu ontem, na seção de opiniões, um artigo chamado "Pope Francis is Tearing the Catholic Church Apart" (Papa Francisco está Destruindo a Igreja Católica). A expressão "to tear apart" pode ser traduzida por rasgar, aniquilar ou destruir. De forma famosa, Reagan usou o verbo "to tear" exigindo que Gorbachev destruísse o muro de Berlin ("Mr. Gorbachev tear down this wall"). Como se tratava de um muro, tear down (derrubar, jogar ao chão) fica mais indicado. A Igreja Católica é um instituição, não apenas um prédio. Muitos devem conhecer a canção do Double You, Looking at the my Girl, na letra se diz "she is tearing me apart". Neste caso, se quer dizer, "ela me aniquila", algo como ela o deixa completamente fora de si. Francisco está então destruindo o que é ontologicamente a Igreja Católica.

O texto do NYT foi escrito por Michael Brendan Dougherty. É um excelente artigo. Ele começa contando que começou a seguir a missa tridentina em 2001, antes de Bento XVI reestabelecer a missa em latim, em 2007, apesar de ser algo que a Igreja nunca disse que era proibido. 

Vou traduzir o texto do NYT. Vejamos:

Papa Francisco está destruindo a Igreja Católica

No verão de 2001, dirigi até Poughkeepsie, NY, para encontrar o que chamamos de "missa latina tradicional", a forma de culto católico romano que remonta a séculos e foi autorizada pela última vez em 1962, antes que o Concílio Vaticano II mudasse tudo . Naquela época, os católicos conservadores chamavam as pessoas que o procuravam essas missas de "cismáticos" e "Rad Trads".

Os frequentadores da missa não eram exatamente uma comunidade; éramos uma rede clandestina de românticos, odiadores do Papa João Paulo II, pessoas que haviam sido rejeitadas pela igreja dominante e - creio - alguns santos.

Lá aprendi que a língua latina não era a única característica distintiva dessa forma de adoração. Todo o ritual era diferente da missa pós-Vaticano II. Não era uma mera tradução para o vernáculo moderno; menos de 20 por cento da missa em latim sobreviveu na Nova.

Levei um mês para me adaptar ao seu ritmo. Mas naquele ar denso de agosto, o longo silêncio antes da consagração da hóstia caiu sobre meu coração, como o sol pousando no botão da oração pela primeira vez.

Anos depois, o Papa Bento XVI permitiu que os devotos desta missa florescessem na corrente principal da vida católica, um gesto que começou a drenar o radicalismo do movimento tradicional e nos reconciliar com nossos bispos. Hoje, é celebrado em paróquias prósperas, cheias de famílias jovens.

No entanto, esta missa e o modesto contingente crescente de católicos que a frequentam são vistos pelo Papa Francisco como um grave problema. Ele divulgou recentemente um documento, Traditionis Custodes, acusando católicos como nós de serem subversivos. Para proteger a “unidade” da Igreja, ele aboliu as permissões que o Papa Bento XVI nos deu em 2007 para celebrar uma liturgia, cujo coração permanece inalterado desde o século VII.

Para aqueles de nós que percorrem longas distâncias para participar dela, sua perseverança é um dever religioso. Para o papa, sua supressão é uma prioridade religiosa. A ferocidade de sua campanha empurrará essas famílias e comunidades jovens em direção ao radicalismo que absorvi anos atrás em Poughkeepsie, antes de Bento XVI. Isso os levará à crença de que a Nova Missa representa uma nova religião, dedicada à unidade do homem na terra, em vez do amor de Cristo.

Na missa latina, o padre fica de frente para o altar com as pessoas. Nunca teve coisas estranhas, como às vezes você encontra em uma missa moderna, como balões, música de violão ou aplausos. Não há o estilo religioso gabby de apresentador de talk-show do padre. Na missa em latim, temos, em seu lugar, um padre que faz suas ações discretamente, um escultor operário. Ao dirigir o sacerdote para o drama do altar, a missa antiga abre espaço para a nossa própria oração e contemplação.

Nos anos após o Papa Bento XVI liberar o antigo rito, as paróquias começaram a trazer de volta os tons místicos do canto gregoriano, a polifonia sagrada escrita por compositores há muito falecidos como Orlando Lassus e Thomas Tallis, bem como compositores contemporâneos como Nicholas Wilton e David Hughes.

Esses desdobramentos culturais da missa latina são o motivo pelo qual, depois do Vaticano II, os romancistas ingleses Agatha Christie e Nancy Mitford e outros luminares da cultura britânica enviaram uma carta ao Papa Paulo VI pedindo que continuasse [Esta carta histórica pode ser lida, clicando aqui]. A carta dirigida a Paulo VI nem mesmo foi escrita por cristãos, mas dizia: “O rito em questão, em seu magnífico texto latino, também inspirou uma série de realizações inestimáveis ​​nas artes - não apenas obras místicas, mas obras de poetas, filósofos, músicos, arquitetos, pintores e escultores em todos os países e épocas. Portanto, pertence à cultura universal, bem como aos clérigos e cristãos formais. ”

Mas o Concílio Vaticano pediu uma revisão de todos os aspectos do ato central de adoração, então os degraus do altar, tabernáculos e baldaquins foram destruídos em incontáveis ​​paróquias. Esse fermento foi acompanhado por novas teologias radicais em torno da missa. Um calouro em estudos religiosos saberia que revisar todos os aspectos vocais e físicos de uma cerimônia e mudar o fundamento lógico para ela constitui uma verdadeira mudança de religião. Apenas bispos católicos superconfiantes poderiam imaginar o contrário.

Os progressistas mais francos concordavam com os tradicionalistas radicais que o Vaticano II constituía uma ruptura com o passado. Eles chamaram o Vaticano II de “um novo Pentecostes” - um “Evento” - que deu à Igreja uma nova autocompreensão. Eles acreditavam que sua revolução havia sido paralisada em 1968 quando o Papa Paulo VI publicou a "Humanae Vitae", afirmando a oposição da Igreja à contracepção artificial, e a colocou no gelo em 1978 com a eleição do Papa João Paulo II.

Para erradicar a velha missa em latim, o Papa Francisco está usando o papado precisamente da maneira que os progressistas alegavam deplorar: ele centraliza o poder em Roma, usurpa as prerrogativas do bispo local e institui um estilo de microgestão motivado pela paranóia de deslealdade e heresia . Talvez seja para proteger suas crenças mais profundas.

O Papa Francisco prevê que voltaremos à Nova Missa. Meus filhos não podem voltar a ela; não é sua formação religiosa. Francamente, a Nova Missa não é a religião deles. Em inúmeras alterações, a crença de que a missa era um verdadeiro sacrifício e que o pão e o vinho, uma vez consagrados, se tornavam o corpo e o sangue de nosso Senhor, foi minimizada ou substituída nela. Com o sacerdote voltado para o povo, o altar foi separado do tabernáculo. As orações prescritas da Nova Missa tendiam a nunca mais se referir a essa estrutura mais como um altar, mas como a mesa do Senhor. As orações que apontavam para a presença real do Senhor no sacramento foram visivelmente substituídas por outras que enfatizavam a presença espiritual do Senhor na congregação reunida. 

As orações da missa tradicional enfatizavam que o sacerdote estava re-apresentando o mesmo sacrifício que Cristo fez no Calvário, aquele que propiciou a ira de Deus pelo pecado e reconciliou a humanidade com Deus. A nova Missa retratou-se como uma narrativa e memória histórica dos acontecimentos evocados na Escritura, e a oferta e o sacrifício não eram de Cristo, mas do povo reunido, como diz a oração eucarística mais usada na nova Missa, “desde os tempos. para envelhecer, reúne um povo para Ti, a fim de que de leste a oeste uma oferta perfeita possa ser feita.”

Para os católicos, a forma como oramos molda o que acreditamos. O antigo ritual nos aponta fisicamente para um altar e tabernáculo. Dessa forma, ele nos aponta para a cruz e para o céu como o horizonte final da existência do homem. Ao fazer isso, mostra que Deus graciosamente nos ama e nos redime, apesar de nossos pecados. E a prova está na cultura que esse ritual produz. Pense na grande interpretação de Mozart sobre a fé na Eucaristia: “Ave Verum Corpus” (Hail True Body).

O novo ritual nos aponta para uma mesa vazia e postula consistentemente a unidade da humanidade como o horizonte último de nossa existência. Na Nova Missa, Deus deve a salvação ao homem, por causa da dignidade inata da humanidade. Onde havia fé, agora presunção. Onde havia amor, agora mera afirmação, que não se distingue da indiferença. Inspira cantigas leves como "Gather Us In". Vamos cantar sobre nós!

Acredito que a prática da Nova Missa forma as pessoas para uma nova fé: para se tornar verdadeiramente cristão é preciso deixar de ser cristão de todo. Onde a nova fé é praticada com um espírito zeloso - como na Alemanha agora - bispos e padres querem conformar o ensino da religião às normas morais da sociedade descrente ao seu redor. Quando a nova fé era jovem, após o concílio, ela se expressou destruindo o as estátuas, as cerimônias e devoções religiosas que existiam antes.

Não sei se os bispos vão adotar o zelo de Francisco para esmagar a missa em latim. Não sei o quão doloroso eles estão dispostos a tornar nossa vida religiosa. Se o fizerem, eles criarão - ou revelarão - mais divisão na igreja. O velho slogan do movimento tradicional de missas latinas vem à mente: Nós resistimos a você na sua cara (We resist you to the face).

Tenho fé que, um dia, até historiadores seculares verão o que foi feito depois do Vaticano II e verão o que foi: o pior espasmo de iconoclastia na história da igreja - superando a iconoclastia bizantina do século IX e a Reforma Protestante.

O papa Bento XVI nos permitiu temporariamente começar a reparar os danos. O que o Papa Francisco propõe com sua repressão é acobertar de novo o Vaticano II.


7 comentários:

Rafael Pauli disse...

Ótimo artigo, faço apenas uma "pequena" ressalva:

"Tenho fé que, um dia, até historiadores seculares verão o que foi feito depois do Vaticano II e verão o que foi: o pior espasmo de iconoclastia na história da igreja - superando a iconoclastia bizantina do século IX e a Reforma Protestante."

É preciso esperar "um dia" para isso?

Não são poucos os que escrevem há décadas sobre a gravidade dessa crise.

A revolta foi como uma explosão externa à Santa Igreja. O fruto dessa revolta foi o Concílio Dogmático e Infalível de Trento, Concílio esse que ajudou a fortalecer a Igreja aos ataques externos.

Dele surgiu a Quo Primum Tempore que protege a Santa Missa.

CVII é incomparável quando ele é o próprio ataque, porém interno, que teve por fim último a destruição da Santa Missa.

"Os que pensam que venceram" * apenas esqueceram que Deus não é mero expectador.

(* título de um breve e ótimo livro sobre os Teólogos do CVII)

Antes mesmo de 14 de julho de 1570 (Quo Primum) Deus já sabia o que viria.

E aqui é a diferença entre um Concílio assistido pelo Espírito Santo (Trento).
Contra um Concílio que quiseram expulsar o Espírito Santo (CVII).

Com a assistência do Espírito Santo tivemos a Quo Primum Tempore, que pode até ter sido assinada por São Pio V, mas foi redigida pelo próprio Deus protegendo a Sua Igreja dos ataques futuros.

A única assistência que o CVII teve do Espírito Santo foi de não ter permitido aos Papas da época declararem qualquer dogma, transformando o CVII (segundo palavras deles) apenas em "Pastoral".

Foi o Espírito Santo agindo na Igreja.

Coloco abaixo uma passagem do Livro de Jó:

"O Senhor disse-lhe: “Notaste o meu servo Jó? Não há outro igual a ele na terra. É um homem íntegro e reto, temente a Deus e se mantém longe do mal”. 9.Mas o Satanás respondeu ao Senhor: “É a troco de nada que Jó teme a Deus? 10.Não cercaste, qual uma muralha, a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste tudo quanto ele fez e seus rebanhos cobriram toda a região. 11.Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui. Juro-te que te amaldiçoará na tua face”. 12.“Pois bem!” – respondeu o Senhor. “Tudo o que ele possui está em teu poder. Mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.” E o Satanás saiu da presença do Senhor."
Jó, 1

Conseguem notar a prefiguração da Igreja no diálogo acima?
Deus permitiu o ataque, porém deixando-a íntegra através do Magistério/Doutrina.

Há inúmeras profecias (inclusive uma visão do Papa Leão XIII) que Satanás seria solto para atacar a Igreja.

A visão do Papa Leão XIII inclusive tem data que bate exatamente com a data de início do CVII (obviamente um católico não deve acreditar em coincidências).

Também (como já mencionei no passado) o 3o Segredo de Nossa Senhora em Fátima (que fala sobre a grande apostasia, vinda do topo). Profecia que deveria ser revelada em 1960.

(Sabemos que o CVII iniciou em 1961)

Assim como Nossa Senhora do Bom Sucesso já alertava sobre a apostasia no século XX.

Enfim, para defender o CVII teríamos que fingir que nada disso acima seja verdadeiro. Não são dogmas, mas não ouso ir contra Maria Santíssima quando a Igreja reconhece essas aparições.

Mas voltando a falar sobre o inimigo de Deus, sabemos que ele não prevaleceu na vida de Jó, e tampouco prevalecerá com a Igreja.

No fim, após 41 capítulos de Sofrimentos e Provações de Jó, finaliza o Livro no capítulo 42:

"12.O Senhor abençoou os últimos tempos de Jó mais do que os primeiros. Teve Jó catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13.Teve ainda sete filhos e três filhas: 14.chamou a primeira Pombinha, a segunda Cássia e a terceira Azeviche. 15.Em toda aquela terra não poderiam ser encontradas mulheres mais belas do que as filhas de Jó. E seu pai lhes destinou uma parte da herança entre seus irmãos. 16.Depois disso, Jó viveu ainda cento e quarenta anos e conheceu até a quarta geração dos filhos de seus filhos. 17.Depois, velho e cheio de dias, morreu."

Isac disse...

QUE ISSO? ATÉ O ESQUERDISTA NEW YORK TIMES HOSTILIZANDO O PAPA FRANCISCO?
ENTÃO, SERIA POR TER PASSADO DEMASIADO DOS LIMITES TOLERÁVEIS - SUPONHO!
Basta ler a D Viganò, o nosso profeta contundente, D Schneider, Cardeal Burke etc., e perceberão que incidiríamos noutro modelo de arianismo!
Ter-se-ia impressão de o papa Francisco estar hipnotizado, dominado por forças dopantes de agentes da NOM, imobilizando-lhe a mente, tornando-se como que - mesmo sem o querer dele - quebrantado, paralisado, inerte e agindo como fantoche deles, lendo e agindo conforme determinações "superiores"!....
Os 10 últimos papas ante V II excomungaram automaticamente, latae sententiae, todos os que se inscrevessem em PCs, candidatos, apoiadores, defensores e os eleitores conscientes dessa condenação!
Estaria incluído o papa Francisco nessa, antecipadamente, desde a Argentina, ao apoiar o relativista e pró nazista Hitler, Juán D Perón, além dos atuais dirigentes martelo e foice como amigos íntimos, fiduciários, como o comunista e cangaceiro Lulampião etc. similares?

Emanoel Truta disse...

Boa Tarde!

Concordo com o autor do texto e com o Rafael.

A comparação que o Rafael fez com o livro de Jó é perfeita.

Deus nos ajude nesses tempos difíceis.

Viva Cristo Rei!

PS: Caro Pedro, tenho sentido falta de uma análise sua a respeito dos dados do vaers e da anvisa.

Pedro Erik Carneiro disse...

Caríssimo Emanoel,

Reconheço problemas com as vacinas e também seus efeitos adversos, acompanho alguns médicos imunologistas que debatem o assunto, tanto no Brasil, como no exterior. Debate que começa desde o tipo de vacina, passando pelas críticas ao PCR.

Mas eu não tenho formação para debater o assunto. E o debate hoje em dia está totalmente poluído pela política e pela estupidez de muitos.

Dificilmente vou tratar desse assunto aqui no blog, a não ser que seja uma questão política como o assunto que vi hoje em que chefe da OMS reconhece que foi censurado pela China: https://www.zerohedge.com/geopolitical/head-who-origin-probe-team-admits-communist-china-ordered-them-what-write-report

Abraço,
Pedro Erik

Emanoel Truta disse...

Entendi. Infelizmente está tudo politizado. Também não tenho conhecimento no assunto. Mas como você é bem informado, sempre nos trás informações mais precisas.


Abraço

Viva Cristo Rei!

Rafael Pauli disse...

Salve Maria!

Emanuel, uso como base a visão que o Papa Leão XIII teve em torno de 1968 o qual o deixou atônito após uma Missa Privada. Nessa visão Leão XIII viu o Vaticano sitiado por demônios, e também um diálogo entre Deus e satanás. Dessa visão e desse diálogo nasceu o Exorcismo de Leão XIII que foi escrito minutos depois.

O diálogo entre os dois costuma ser relatado da seguinte forma:
Satanás diz a Jesus: “Eu posso destruir a sua Igreja”.

Jesus responde: “Você pode? Então vá em frente e faça isso”.

Satanás: “Para fazer isso, preciso de mais tempo e mais poder”.

Jesus: “Quanto tempo? Que tipo de poder?”

Satanás: “De 75 a 100 anos, e um poder maior sobre aqueles que se entregam ao meu serviço”.

Jesus: “Você tem o tempo, você terá o poder. Faça com eles o que você quiser.”

Unknown disse...

Sedevacantes cada vez mais donos da razão.