domingo, 8 de agosto de 2021

Bispo Argentino, Inspirado por Francisco, Reza para Pachamama. Fiéis Reagiram!

Bispo argentino, inspirado declaradamente por Francisco, resolveu fazer oração para Pachamama. Os fiéis reagiram fortemente. Daí, ele teve de pedir desculpas e apagou a publicação da oração (imagem acima). No pedido de desculpas, ele disse que fez isso "em comunhão com Francisco". Nisso ele tem razão.

Outro dia, eu vi no Fratres in Unum, que o bispo auxiliar de BH, Dom Joaquim Mol, resolveu atacar simplesmente São João Maria Vianney em nome da tal "Igreja Conciliar". Agiu assim, certamente, também inspirado por Francisco. Fiéis também reagiram e ele apagou o post.

É isso aí grandes fiéis, estejamos armados com Cristo para combater clérigos heréticos sempre, sejam eles papas, bispos, padres, diáconos ou leigos.

Vejamos o relato do National Catholic Register sobre o caso argentino.

Diocese argentina pede desculpas pela oração à Pachamama

BUENOS AIRES, Argentina - A Diocese de Venado Tuerto, filial da Caritas, se desculpou na terça-feira por ter postado em suas redes sociais uma oração a Pachamama, uma divindade andina.

“A pachamama é um símbolo da fertilidade, da terra e da sacralidade da vida. É um mito cheio de significado espiritual (que) pode ser usado com vantagem ”, disse a postagem de 1º de agosto, agora excluída.

“Algumas festas religiosas têm um significado sagrado e são ocasiões de confraternização e fraternidade. Esses são os novos caminhos para a Igreja e para a conquista de uma ecologia integral. Santo Padre Francisco. #somoscaritasarag #caritasvt #equipomagrevenadotueto ”, dizia o post.

A oração dizia: “Salve Pachamama, doce fonte de nossa vida, que sejas venerada para sempre. Benditos os frutos de teu ventre, nosso pão de cada dia, que sejas bendita agora e para sempre. Olha com compaixão, Santa Mãe, para o ser humano matilha que te destrói por ambição. Bendita seja sua clemência, Pachamama. Minha terra devastada pela loucura. Você é a fonte da vida e da alegria. Pachamama, terra sagrada, Mãe Santa, Virgem Maria. ”

O Dia da Pachamama é comemorado anualmente em 1º de agosto nas comunidades Quechua e Aymara nas montanhas dos Andes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador e Peru em homenagem à divindade andina.

A postagem da oração atraiu um grande reação  nas redes sociais, levando à sua exclusão.

Cáritas Venado Tuerto postou 3 de agosto no Facebook: “Queremos pedir desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos com nosso post sobre a Pachamama, a intenção foi comunicar nossa comunhão com Francisco que na Exortação Apostólica Querida Amazônia nos diz: 'É possível assumir um símbolo indígena de alguma forma, sem necessariamente considerá-lo idolatria. Um mito carregado de significado espiritual pode ser aproveitado e nem sempre considerado um erro pagão. Algumas festas religiosas têm um significado sagrado e são ocasiões de reunião e fraternidade , embora necessite de um processo gradual de purificação ou amadurecimento. Um missionário de almas tentará descobrir as necessidades e preocupações legítimas que procuram uma saída em expressões religiosas por vezes imperfeitas, parciais ou equivocadas ... ”(79). certamente estará centrado no único Deus e Senhor, ao mesmo tempo em que estará em contato com as necessidades cotidianas de quem busca uma vida digna ... '(80) ”

A oração à Pachamama existia antes do Sínodo Amazônico, realizado no Vaticano em outubro de 2019.

Durante o sínodo, figuras esculpidas em madeira de uma mulher grávida foram exibidas em igrejas e eventos relacionados. Essas figuras, referidas pelo Papa Francisco e outros como "Pachamama", foram consideradas por alguns como retratando uma deusa da fertilidade andina, enquanto os porta-vozes do Vaticano as caracterizaram mais vagamente como símbolos de "vida".

Duas dessas figuras da “Pachamama” foram finalmente retiradas de uma igreja perto do Vaticano e jogadas no Tibre, sendo posteriormente recuperadas.

O Papa Francisco pediu desculpas aos que se ofenderam com as estátuas da Pachamama sendo jogadas no Tibre e disse que elas haviam sido exibidas na igreja “sem intenções idólatras”.

O Dia da Pachamama é comemorado anualmente em 1º de agosto nas comunidades Quechua e Aymara nas montanhas dos Andes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador e Peru em homenagem à divindade andina.


Um comentário:

Isac disse...

OS BAAL, MOLOC, REFAN, ÍSIS, HÓRUS, AFRODITE, PENATES ETC., ATUALIZADOS SÃO A DIABA PACHAMAMMA!
TODAS AS RELIGIÕES FORA DA ÚNICA E VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA TRADICIONAL SÃO HUMANISTAS"
Isto é, refiro-me à Igreja ante Vaticano II, não à presente e paralela, cultuando o diabo, cognominado Pachamamma, Alah, Vixnu etc., além doutras sedizentes religiões e de deuses, pois todas as mais são pagãs, portanto, diabólicas!
Com todo respeito, Sua Excia, Sr bispo que escãndalo: "Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens". At 5,29. !Qué vergüenza!
Quod semper, quod ubique, quod ab omnibus creditum est - S Vicente de Lérins. O restante "católico" ou protestante rechaçados!
Se fôsse padre, não rezaria "pro omnibus", mas "pro multis", como Jesus determinou ou então subestimando-O, e até hoje excusivamente um padre capixaba di-lo corretamente pós V II - logo à Consagração do vinho, salvo engano, até o ilustríssimo Pe Paulo Ricardo caindo nessa cilada, pois conferi-o à Consagração para ver de como diria: justo e feito - sicut omnes!
Pode um desrespeito, desafio e violação desses, logo à Consagração do vinho?
Chego a pensar que isso invalidaria a Transubstanciação do vinho, porém, afasto-a, embora comungando o Corpo de Cristo recebemo-lO!
"Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus". Mt 5 18-19.
claret.org.br/biblia