segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Soldados Mortos no Afeganistão Morreram Para o Quê?


Em geral, essa pergunta de que valor teve uma vida ou uma morte não pode ser respondida pelo ser humano, apenas por Deus.

É comum, no entanto, em conflitos armados  se avaliar se vale arriscar a vida dos soldados. 

Muitas vezes, mais do que padres, os soldados realizam ações em guerras por pura obediência, não possuem a menor certeza se estão agindo certo ou errado ou se lutam do lado certo ou errado. Não é por acaso que a maior fé encontrada por Cristo foi em um soldado romano.

Por isso mesmo que para a Teoria da Guerra Justa, desde Agostinho, os militares são uma categoria especial, podem matar ou morrer sem que sofram muitas condenações ou avaliações.  

Como eu explico no meu livro Teoria e Tradição da Guerra Justa, o ponto central da Teoria é a justiça e para isso se avalia a autoridade que deve fazer justiça.

É a autoridade que determina a guerra e suas ações.  Essa sim pode ser avaliada e condenada, e deve ter muito cuidado ao se estabelecer ou em entrar em guerras, arriscando a vida de soldados e civis.

Os soldados que morrem em guerras apenas merecem nosso maior respeito. 

Mesmo os soldados lutaram na defesa do comunismo ou do nazismo não sofrem muita condenação humana. Cabe apenas a Deus julgá-los.  

Claro que sendo você alguém que foi chamado para defesa do comunismo ou nazismo, você pode negar ou fugir para que não faça isso, como fizeram Jagerstatter e von Hildebrand. Isso é muito louvável aos olhos de Deus porque você entendeu a perversão anticristã desses regimes. Mas não se pode condenar os soldados que não possuem autoridade.

A sociedade pátria dos soldados mortos deve sempre respeitar seus soldados. Mesmo em guerras estúpidas. 

A guerra contra o Talibã é uma guerra estúpida? Não, do ponto de vista de se enfrentar uma ideologia da morte.

Valeu a pena entregar a vida de mais de 2 mil soldados e gastar 1 trilhão de dolares por isso?

Aí, do ponto de vista dos EUA, pelo que tenho conhecimento até agora, não valeu a pena, porque combateu praticamente sozinho sem apoio nem daqueles que ele defendia. 

Teria melhor deixar o Talibã espalhar seu terrorismo pelo mundo matando civis? 

Nunca se saberá. Teríamos que discutir o valor de vidas. Isso é impossível para o ser humano. 



4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo!
Sigo acompanhando o blog, e desse vez não pude deixar de comentar...
Muito triste saber o que está acontecendo lá no Afeganistão, mas ainda tem coisa muito mal explicada:
1) quem financiou o talebã por 20 anos?
2) quem forneceu armas para esses terroristas?
3) se o povo o odeia, por que não o combatem?
4) por que o exército afegão desertou?

Agora uma pergunta mais ampla ao sr., que é especialista no assunto: é possível uma sociedade islâmica sem terrorismo?

Cordialmente em Cristo,
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Caríssimo Gustavo,

Vou tentar responder rapidamente suas perguntas, pelo menos dando pistas.

1) geralmente se diz que o comércio de ópio financia o Talibã;
2) EUA e Israel possuem muitos inimigos..isso não é difícil.
3) povo não tem formação cultural ou religiosa para odiar o Talibã. Povo em paises islâmicos desprezam democracia ocidental. Pessoas formadas em cultura islâmica respeitam autoridade superior e poder. Democracia é colocar supostamente o povo no poder. Islã não entende isso.
5) exercito é parte do povo..questão acima explica.

Se é possível sociedade islâmica sem terrorismo. Você quer dizer se é possível sociedade islâmica que não financie terrorismo. Acho que uma sociedade islâmica bem pobre e pequena talvez sim. Mas em geral mesmo em países islamicos "aliados" do Ocidente, como Egito e Arábia Saudita, financiam o terror global por meio de grupos ou milícias. Mesmo países de maioria islamica como Indonésia que possuem um Islã muito misturado possuem grupos terroristas que praticam terror dentro e fora do país.

Terrorismo está na vida de Maomé. Então como lider a ser imitado obrigatoriamente pelos muçulmanos fica difícil uma sociedade Islâmica "ocidentalizada". Cristo teria que vence-los.


Abraço

Isac disse...

UMA PSEUDOE CAÓTICA RELIGIÃO, MELHOR, UMA IDEOLOGIA TOTALITARISTA TRAVESTIDA DE RELIGIÃO PAGÃ, ALÉM DE FUNDAMENTADA NUM CRUDELÍSSIMO ASSASSINO, MAOMÉ - NÃO PODERIA DAR NOUTRA!
Analisemos as discórdias entre as dezenas de grupos muçus antagonistas digladiando-se entre si, o mais conhecido e numeroso é o duelo xiitas x sunitas - guerra Irã x Iraque com 1 000 000 de mortos - mais centenas de milhares doutros grupos, avaliando-se entre os combates internos entre si, redundando numa vultuosa cifra que ultrapassaria dezenas de milhões, desde aprox. o ano 730 dC até ao presente momento!
Quanto aos soldados, numa guerra justa mereceriam louvores, caso dos antigos Cruzados ou cristãos católicos enfrentando comunistas - ambos heróis!
Aqui, agora, travamos a guerra de defensáveis idéias, as quais doravante prevalecerão!

Anônimo disse...

Ótima explicação. Obrigado!
Que Cristo tenha piedade de nós.
Cordialmente em Cristo,
Gustavo.